Começa nesta sexta-feira, 13, o Sertões. O maior rali das Américas, disputado no Brasil desde 1993, é uma prova de cross country para carros, motos, UTVs e Quadriciclos, regulamentada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). E um mogimiriano está entre as centenas de pilotos inscritos.
Rodrigo Faiad embarcou para o Nordeste na quarta-feira, 11. Ele será o navegador de Filipe Maciel Miranda, amigo de equipe do mogimiriano na Mit Cup, rali promovido pela Mitsubishi e sócio no carro que correrão no Sertões. Aliás, eles estarão no veículo de número 356 da equipe PRF Motorspotrs/Accert, uma L200 RS, que será usada na categoria Super Production.
“Este ano iremos junto com a Accert Competições, uma equipe de Goiânia (GO) que tem uma excelente estrutura e o dono da equipe é nosso amigo (também compete na Mit Cup)”, contou Faiad.
O competidor, aliás, ressalta que esta é a prova mais aguardada do ano, com pilotos e navegadores de todo Brasil e até de outros países, uma vez que, neste ano, volta a ser uma etapa do Mundial da Fim (Federação Internacional de Motociclismo). O mogimiriano ainda confidenciou um pouco de apreensão, já que irão disputar o rali com um carro que nunca competiram.
“Ela é 2007, antiga, e tem muitas limitações, além do que, para o Filipe, é a sua primeira participação e ele não deve estar nem dormindo de ansiedade (risos)”, ainda brincou Faiad. Para ele, o objetivo da dupla é largar e chegar todos os dias sem perrengues. “Estamos competindo contra nós mesmos, pois uma prova desta magnitude mexe muito com o emocional. Mas vai dar certo. Já deu certo”.
Faiad é mais experiente no Sertões. Participou em 2014, como chefe de equipe da Ipiranga Racing. No ano seguinte, foi navegador na categoria UTV. Já em 2016 e 2017 atuou como piloto de UTV, tendo, neste último ano, registrado a quinta posição.
O Rali
O Sertões 2021 acontece de 13 a 22 de agosto e será disputado integralmente no Nordeste. Por isso mesmo foi denominado “Sertões 100% Sertão”. Terá largada inédita da Praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN) e a chegada também é inédita, na Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE).
Dos nove estados do Nordeste, o rally passará por sete: além dos citados, Paraíba, Ceará, Piauí, Bahia e Alagoas. Serão aproximadamente 3.500 km, sendo 60% de trechos cronometrados.