O Jornal O POPULAR prossegue com a discussão de propostas de campanha dos oito candidatos a prefeito da cidade. Pela terceira eleição consecutiva, o jornal promove a abordagem de temas relevantes e essenciais pelos postulantes ao cargo majoritário. Aloísio Bueno (PSL), André Mazon (PTB), Carlos Nelson Bueno (PSDB), Danilo Zinetti (PSD), Elias Ajub (Republicanos), Luiz Henrique de Oliveira (PRTB), Paulo Silva (PDT) e Ricardo Brandão (Podemos) expõem suas ideias e projetos de governo para cada um dos temas proposto. É a oportunidade para que todos eles possam estreitar o diálogo com seus eleitores e com os leitores do jornal, ampliando o necessário debate sobre questões prioritárias do município. SEGURANÇA PÚBLICA é o segundo tema tratado pela série aberta por O POPULAR:
Aloísio Bueno (PSL)
Chapa: “Mogi Mirim a Caminho de Uma Nova Era”, com PSL – PP
Não respondeu.
André Mazon (PTB)
Chapa: “Unidos com Fé e Coragem por um Futuro Melhor”, com PTB – Patriota – MDB – PSC
Uma cidade segura começa pela sensação de liberdade que famílias têm para andar pelas ruas e frequentar espaços públicos com tranquilidade. Vamos atuar para dar essa segurança com ações possíveis, bastando apenas boa vontade da gestão pública e incentivo às pessoas que estão na linha de frente no combate à criminalidade.Implantaremos sistema detecta nas estradas e em saídas da cidade que não possuem esta tecnologia. No Centro, teremos o Projeto Olhos de Águia, com câmeras monitoradas em tempo real, com capacidade de identificar detalhes dos suspeitos de estarem praticando algum delito. Outras propostas na segurança, como compra de veículos, armas e equipamentos de trabalho, além do aumento em 80 homens na GCM e Bombeiros, PROERD e parcerias no combate às drogas, a volta da ronda escolar e capacitação dos agentes de segurança e bases fixas da GCM.
Carlos Nelson (PSDB)
Chapa: “Para Mogi Avançar Mais”, com PSDB – DEM – Cidadania
Segurança é outro tema que dá para avançar mais. Com a Muralha Digital e o Sistema Detecta, que foram implantados, foi possível usar a inteligência para inibir a ação dos criminosos. As câmeras de monitoramento nas principais entradas da cidade provocaram redução nos índices criminais, principalmente furto e roubo. Mas foi necessário investir nos servidores municipais também. A GCM de Mogi é uma das mais equipadas da região. Recebeu novos armamentos, fardas, treinamento e viaturas para combater a criminalidade. Plano de carreira, benefícios e novas contratações deram mais ânimo ao grupo. E se o assunto é segurança, é importante destacar que a cidade está mais clara, graças às quase 5 mil luminárias Led, que estão sendo instaladas em todas as regiões. O trabalho em conjunto com forças policiais (Militar e Civil) renderam ações de conscientização e prevenção.
Danilo Zinetti (PSD)
Chapa: “PSD e PL Sim! Somos a opção de Mogi Mirim!”, com PSD – PL
Acredito que a SEGURANÇA, juntamente com a Saúde são as principais preocupações da população mogimiriana nos últimos tempos, por isso terá atenção especial caso eu seja eleito. Primeiramente, vamos ampliar e fortalecer a parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que é quem administra as polícias Civil e Militar, buscando maiores investimentos em recursos humanos e equipamentos para a cidade. Estreitar os laços entre Prefeitura e Conselho Municipal de Segurança Pública, ampliando o programa “Vizinhança Solidária”, que se mostrou eficaz em muito bairros, e desenvolver a política de conscientização e diálogo entre as forças de segurança com a comunidade. Criar a central de monitoramento, vigiando pontos estratégicos e de grande fluxo de pessoas. Adquirir equipamentos para a GCM localizar ocorrências, principalmente na Zona Rural.
Elias Ajub (Republicanos)
Chama: “Mogi Mirim Rumo ao Futuro”, com Republicanos
Com grande satisfação, apresento meu Plano de Governo para a Segurança de Mogi Mirim, que vem sendo pensado com muito estudo e cuidado. Para isso, contei com toda a bagagem de conhecimentos e experiências que meu vice, Major Getulio, trás consigo, tanto como um policial militar, quanto secretário de segurança de Mogi Mirim e de Mogi Guaçu. Nosso plano foi elaborado lembrando que a necessidade de segurança existe em todos os pontos da cidade e para todas as pessoas. A área central é importante para o comerciante e para os compradores, as áreas residenciais urbanas e rurais são importantes para os moradores, assim como para os distritos industriais e para os negócios agropecuários. Cidade segura é cidade mais produtiva e atrai mais pessoas mais para morar e empreender. Os seguintes tópicos são os pontos de necessidade identificados até este momento para uma melhor…
Luiz Henrique (PRTB)
Chapa: PRTB
”Vamos reduzir os aumentos da violência contra a mulher, de roubos e furtos em todas as áreas da cidade, corrigiremos as ruas mal iluminadas, a ausência de políticas públicas e presença do poder municipal na periferia. Faremos a implantação de Sistema de Câmeras de Vigilância nas entradas e saídas da cidade, online com a GCM, integração das forças de segurança através de um Canal Único de Comunicação, agregando GCM, PM, SAMU e Bombeiros; implantação de bases da PM e GCM nas regiões centrais e periféricas da cidade, manutenção das bases existentes, melhoria na iluminação pública na periferia. Programas de apoio a dependência química, visando o resgate das pessoas; faremos a reinserção social a egressos do sistema prisional, a fim de os mesmos poderem trabalhar, estudar, tirando-os da criminalidade.”
Paulo Silva (PDT)
Chapa: “Mogi Pra Você”, com PDT – SD – PSB – PT
As famílias mogimirianas precisam voltar a se sentir seguras! Precisamos de políticas públicas voltadas à Cultura da Paz. Eu pretendo criar um amplo programa de proteção social à crianças e adolescentes, através de ações culturais, esportivas e de lazer. Paralelamente, reforçar o Policiamento Comunitário e a Patrulha Rural, assim como apoiar os programas “Vizinho Solidário” e “PROERD”. Também é preciso valorizar a GCM, adequar o efetivo, modernizar equipamentos e armas e oferecer cursos especializados.
Também quero criar a Patrulha “Maria da Penha”, equipe GCM 100% feminina, para atender mulheres vítimas de violência doméstica. E ainda, criar a Casa Abrigo da Mulher para acolher as vítimas de violência e seus filhos. Precisamos voltar a viver em paz, sem medo, e com a certeza da segurança respaldada pelo Poder Público.
Ricardo Brandão (PODE)
Chapa: “Coragem para Avançar”, com Podemos – PROS – Avante – Rede
COI – Centro de Operações e Inteligência: Será o cérebro da Muralha Digital de Mogi Mirim, capaz de demonstrar em segundos, informações do comportamento dos veículos na cidade. O COI contará com Sala de Monitoramento, Sala de Inteligência e demais estações de trabalho. A equipe será formada por guardas municipais e policiais militares. VIGIA – Vigilância Eletrônica: Ampliar e integrar o número de câmeras de segurança no município, investindo em ferramentas inteligentes de vigilância. Ações de Segurança: Parcerias e trabalhos integrados com o CONSEG, vizinhos vigilantes, associações e escolas de treinamento de segurança privada, vigias, porteiros e zeladores. Investir no Patrulhamento Rural e adotar monitoramento por câmeras na zona rural. Valorizar a Guarda Municipal e os Brigadistas com aumento de efetivo, treinamento, plano de carreira e aquisição de equipamentos.
NOTA: Os candidatos receberam 870 caracteres como limite para apresentação de suas ideias, tamanho de texto estabelecido pela direção de O POPULAR. O jornal não edita os textos dos candidatos. No ponto onde limite de caracteres estabelecido for excedido, o texto é finalizado com o sinal de reticências (…).