O jornal O POPULAR prossegue hoje com a discussão de propostas de campanha dos oito candidatos a prefeito da cidade. Pela terceira eleição consecutiva, o jornal promove a abordagem de temas relevantes e essenciais pelos postulantes ao cargo majoritário. Aloísio Bueno (PSL), André Mazon (PTB), Carlos Nelson Bueno (PSDB), Danilo Zinetti (PSD), Elias Ajub (Republicanos), Luiz Henrique de Oliveira (PRTB), Paulo Silva (PDT) e Ricardo Brandão (Podemos) expõem suas ideias e projetos de governo para cada um dos temas proposto. É a oportunidade para que todos eles possam estreitar o diálogo com seus eleitores e com os leitores do jornal, ampliando o necessário debate sobre questões prioritárias do município. EMPREGO E RENDA é quinto tema tratado pela série aberta por O POPULAR:
Aloísio Bueno (PSL)
Chapa: “Mogi Mirim a Caminho de Uma Nova Era”, com PSL – PP
O nosso plano de governo apoia a geração de novos empregos com o estímulo às pequenas e médias empresas. Entre os programas de incentivo estão: articular os serviços de microcrédito; facilitar a comercialização de produtos; prestar assessoria técnica a empreendedores e a associações; e outras iniciativas importantes. Vamos dar suporte para a criação de cooperativas em diferentes segmentos, além de adotar medidas fiscais que estimulem o desenvolvimento econômico. Para aumentar a mão de obra qualificada e a capacitação profissional, vamos viabilizar oficinas e cursos profissionalizantes para os jovens e adultos. Além disso, vamos criar o calendário de eventos do município, apoiando o artesanato e a gastronomia local, com espaços de comercialização dos produtos. Planejaremos o turismo municipal de forma participativa, restaurando e reativando o Terminal Turístico.
André Mazon (PTB)
Chapa: “Unidos com Fé e Coragem por um Futuro Melhor”, com PTB – Patriota – MDB – PSC
Nessa pandemia do coronavírus, Mogi Mirim perdeu 4.500 postos de trabalho em 2020. Para retomar o crescimento, o poder público fará a sua parte e reformará escolas e praças para abrir campos de trabalho e fazer com que a cidade retome o crescimento através da construção civil. Destravaremos empreendimentos que estão parados na mesa do prefeito e faremos com que a construção comece a alavancar a nossa economia. A partir daí, faremos contatos para atrair investidores para Mogi. Precisamos recuperar o protagonismo na região perdido nos últimos 30, 40 anos. Trabalharemos em diversas frentes, dando todo suporte também ao empresariado já instalado na cidade. Mogi Mirim tem vocação para crescer. Haverá abatimento do ISSQN às empresas que contratarem mão de obra mogimiriana.
Carlos Nelson (PSDB)
Chapa: “Para Mogi Avançar Mais”, com PSDB – DEM – Cidadania
Mogi Mirim tem se destacado na geração de emprego e renda. Foram mais de duas mil vagas nos últimos nove meses e dezenas de empresas que sentiram confiança para se instalar na cidade, como Havan, GoodBom, Park Center Mogi e Atacadão, este, aliás, está atualmente contratando centenas de profissionais. Com uma legislação mais moderna de incentivo à industrialização aprovada pela Câmara, outras empresas também puderam expandir seus negócios e geraram mais empregos, mesmo durante a pandemia. Agora, vamos promover incentivos tributários ao comércio local, a fim de que a retomada da economia seja mais rápida. Incentivo ao Polo Gastronômico, que fomenta o turismo, além do Primeiro Emprego em parceria com a Fatec e Etec. Incubadora de empresas na área da antiga DAB retomada pela Prefeitura e a Agência de Desenvolvimento Econômico junto à Acimm também estão previstas.
Danilo Zinetti (PSD)
Chapa: “PSD e PL Sim! Somos a opção de Mogi Mirim!”, com PSD – PL
Geração de emprego e renda é um tema que venho estudando bastante e garanto que será uma das prioridades do meu governo. Inicialmente, proponho a reformulação de secretarias municipais, criando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável por incentivar o crescimento econômico de Mogi Mirim. Expondo aos empreendedores as potencialidades e possibilidades de se instalarem no município. Além de analisar a viabilidade de um novo distrito industrial às margens da SP-340. Estimular a abertura de microempresas individuais. Criar programas para estimular empreendedores a investir em regiões que tenham potencial em determinado ramo, como no turismo noturno e gastronômico, atraindo mais empresas, emprego, público e renda. Desenvolver incentivos fiscais para prestadores de serviço de médio e grande porte.
Elias Ajub (Republicanos)
Chama: “Mogi Mirim Rumo ao Futuro”, com Republicanos
De início, vou organizar um departamento na Prefeitura com uma equipe multidisciplinar de servidores públicos para captação de investimentos públicos e privados para a cidade. Vou conseguir linhas de crédito com os governos estadual e federal para socorrer o pequeno e médio comerciante, com juros baixos e capazes de alavancar os negócios. O meu governo vai buscar investimentos empresariais, industriais e de turismo para movimentar a economia do município. Abrir a cidade para investimentos, para aumentar o giro financeiro e trazer benefícios para toda população. Reorganizar o transporte público. Desburocratizar a máquina pública para o empreendedor. Aproximar a prefeitura da Acimm. Estudar incentivos fiscais para atrair investimentos. Buscar novas empresas e centros de pesquisa na área de ciência e tecnologia. Redução de impostos de luz e esgoto para o comércio.
Luiz Henrique (PRTB)
Chapa: PRTB
Nosso programa de governo o Destrava Mogi foi desenhado para tirar a nossa cidade do atraso à qual se encontra. Antes de qualquer medida, fiscalizaremos de forma implacável a cobrança de propinas para a instalação de empresas e empreendimentos na cidade, implantaremos um Sistema de Compliance na Administração Municipal para combater a corrupção, atrairemos novas empresas e investimentos com incentivos fiscais e territoriais. Cortaremos os cargos comissionados e terceirizados, vamos valorizar os servidores de carreira, implantaremos, de forma emergencial, o Programa Pró Jovem para empregar jovens de 16 a 25 anos na Prefeitura, além das Frentes de Trabalho Municipal para a criação de empregos para pessoas de 26 a 65 anos de idade. Trabalharemos ao lado dos empresários e comerciantes com ações voltadas ao desenvolvimento econômico e geração de emprego.
Paulo Silva (PDT)
Chapa: “Mogi Pra Você”, com PDT – SD – PSB – PT
Eu acredito que a industrialização é o caminho para Mogi Mirim voltar a ser forte e próspera. Eu criei o maior programa de industrialização que Mogi Mirim já viu entre 1997 e 2004. Foi na minha gestão que vieram para cá a Eaton, Sabó, Fundição Regali, Forusi metais sanitários, entre outras… Tantas indústrias fizeram com que a arrecadação municipal aumentasse e transformasse nossa cidade em uma potência econômica. Mas é importante também gerarmos emprego e renda por outras vias: criando uma feira de negócios e empregos, estimulando e fortalecendo o comércio local, apoiando ações que consolidam a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, investindo no turismo cultural, ecológico e rural. Todas essas ações coordenadas fazem parte do meu Plano de Governo e vão fazer Mogi Mirim voltar a crescer!
Ricardo Brandão (PODE)
Chapa: “Coragem para Avançar”, com Podemos – PROS – Avante – Rede
PROGRAMA DESENVOLVE MOGI: Criar um setor exclusivo dentro da Administração e de referência, voltado para a captação de recursos, elaboração de projetos e a criação e atração de novos negócios, atraindo empresas, visando geração de emprego e renda. Fortalecer o empreendedorismo, criando um ambiente favorável para os investidores, fomentando os setores da indústria, comércio, empreendimentos diversos e serviços. DIRETRIZES GERAIS: Participar de missões empresariais, rodadas de negócios e apresentar a imagem de Mogi Mirim para potenciais investidores e empreendedores; prospectar oportunidades de investimentos, programas de incentivo; destacar o potencial nos aspectos turístico, econômico e social da cidade. PROGRAMA ACELERADORA DE STARTUP: A Prefeitura disponibiliza um prédio com infraestrutura para receber diversas startups se instalarem com mão de obra de Mogi Mirim.
NOTA: Os candidatos receberam 870 caracteres como limite para apresentação de suas ideias, tamanho de texto estabelecido pela direção de O POPULAR. O jornal não edita os textos dos candidatos. No ponto onde limite de caracteres estabelecido for excedido, o texto é finalizado com o sinal de reticências (…).