sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Irregularidades em obras de desassoreamento são denunciadas ao MP

Irregularidades em obras de desassoreamento são denunciadas ao MP

Vereadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB) protocolaram, ontem, uma representação no Mistério Público (MP) local em face do prefeito Gustavo Stupp (PDT) pela contratação da Santa Terra Construtora Eireli – EPP, empresa especializada em realizar serviços de desassoreamento do córrego e lagoas, revitalização e paisagismo do Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés. A empresa, que tem sede em Araras-SP, está em nome de Gabriela Mazon, representada por Luci Raquel Mazon.

A representação foi feita em nome de Luzia Cristina Côrtes Nogueira, Maria Helena Scudeler de Barros, Luiz Guarnieri e Cinoê Duzo. De acordo com o documento, a vencedora da concorrência pública, realizada pela Prefeitura no ano passado, recebeu pouco mais de R$ 1,4 milhão para prestar os serviços. Contudo, em visita à área do Zerão, no dia 5 de agosto, os parlamentares constataram que o córrego continua assoreado, bem como a caixa de areia existente no local.

Outras irregularidades também foram apontadas. Segundo os vereadores, não foi realizado o serviço de paisagismo no entorno do lago e a grade de contenção, implantada na caixa de passagem para o córrego, ainda teria sido executada de forma inadequada, ocasionando o rompimento de uma estrutura de concreto. Na representação ainda consta que o equipamento de limpeza não foi retirado da área.

unnamed (1)
Segundo denúncia, máquina da empresa contratada pela Prefeitura teria ficado parada no Zerão (Fotos: Fernando Surur/Divulgação)

Os vereadores argumentam que 100% do custo da obra foi pago pelo Poder Público, no entanto, até o momento, não se viu em prática os serviços contratados. Usuários do Zerão contaram que não viam funcionários trabalhando, uma vez que a máquina da empresa ficou parada por muito tempo naquele espaço.

“Como se não bastassem todas as irregularidades, continuam sendo pagos os valores referentes a esta obra”, reforçaram os vereadores, conforme consulta ao balancete da Prefeitura. Os serviços deveriam ter sido entregues em março deste ano.

O POPULAR publicou, na edição do dia 20 de agosto, uma reportagem a respeito do atual cenário do Zerão. Na área onde máquinas realizaram o trabalho de desassoreamento, é possível observar que diversos buracos foram abertos em pontos utilizados pela população para caminhadas e corridas.

Os parlamentares pedem que a Promotoria de Justiça instaure um inquérito civil a fim de apurar o fato, o que configura ato impróprio da administração pública em desrespeito aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Procurada pelo jornal, a Prefeitura não se manifestou a respeito do assunto e nem esclareceu se as obras executadas pela empresa já foram concluídas. A reportagem não localizou, até o fechamento desta edição, os representantes da Santa Terra para comentar o caso.

A limpeza
À época do início dos trabalhos, a Prefeitura informou que seriam investidos R$ 1.499.935,51 na revitalização e na retirada dos bancos de areia que se formaram no córrego e nas duas lagoas. As obras consistiram na remoção de areia, terra e demais partículas, que se desprendem das margens ou que são trazidas com as chuvas, por meio de equipamentos mecânicos, com graglines e escavadeiras hidráulicas e por equipamentos de sucção adequados, desagregador de fundos e hidrojato.

opm240816c0103COR

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments