Enquanto se discute os problemas e possíveis soluções para o racionamento e controle da água em todo o Estado de São Paulo, do lado de dentro dos muros do Condomínio Chácaras Areião, na zona Leste da cidade, onde as torneiras estão secas há mais de três meses, os moradores são obrigados a conviver com a falta do bem mais essencial, indispensável à saúde e à vida humana.
As chácaras são localizadas à Rodovia Élzio Mariotoni, ainda na zona urbana. A falta de pagamento das faturas de água pelo condomínio gerou todo o transtorno aos moradores. Maria do Socorro Leonardo da Silva, uma das personagens da reportagem publicada pelo O POPULAR, no sábado, é uma delas. Causa espanto e indignação saber que, com a situação, apenas roupas íntimas sejam lavadas, com água trazida toda semana de outros locais, por meio de galões ou baldes. A situação é um verdadeiro retrocesso e também um caso de saúde pública, já que essa água, buscada em minas da cidade, possivelmente também é utilizada para matar a sede e para o preparo de alimentos.
No entanto, após todo esse transtorno, apenas agora a situação parece estar sendo resolvida, com o empenho da associação de proprietários de chácaras no local. Redes de água foram construídas e tudo indica que, em breve, cada propriedade tenha seu próprio registro, o que evitará novas situações como essa.
Isso não exclui a omissão dos responsáveis pelo Condomínio Chácaras Areião, que expõe pessoas a uma posição de impotência. Se moradores deixaram de pagar pelo que consumiram, cabia ao condomínio, como entidade privada, cobrar dos inadimplentes, já que há apenas uma ligação de água, que posteriormente é distribuída às demais.
A dedicação dos responsáveis aparenta ser nula. Isso é possível ver logo na entrada do local, onde calçadas e pisos estão em péssimas condições e, com a falta de um responsável pela portaria, entra quem quer, já que o portão fica constantemente aberto, contribuindo para a sensação de insegurança, na contramão do que se pode imaginar quando o assunto é escolher viver em um condomínio.