quinta-feira, novembro 21, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Falta de chuva: com dez meses de 2014, choveu apenas 52 em...

Falta de chuva: com dez meses de 2014, choveu apenas 52 em Mogi

A estiagem prolongada que atinge todo o Estado de São Paulo já causa sérios reflexos em Mogi Mirim. Se a população faz queixas diante da falta de chuvas, essa escassez é comprovada em números e traz um cenário preocupante para o município. Levantamento feito por O POPULAR junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) mostra que até agora, com 290 dias decorridos no ano, choveu apenas em 52. Neste mês de outubro, passados 18 dias, ainda não choveu. No mesmo mês do ano passado, já havia chovido durante 10 dias, correspondente a 163,4 milímetros.

Para se ter uma ideia da discrepância em relação a 2013, até outubro do ano passado já havia chovido durante 91 dias. Ao longo de todo o ano foram 116 dias. Para que 2014 alcance a mesma quantidade de dias chuvosos de 2013, seria necessário que chovesse durante 64 dias, ou seja, mais de dois meses ininterruptos de chuvas, fato que diante da previsão do tempo, dificilmente irá acontecer.

Em milímetros, a diferença continua grande. Nos 12 meses do ano passado, de acordo com medição feita por uma equipe da ETA, que realiza o serviço diariamente, sempre às 7h, choveu 1.338,7 milímetros, diante de apenas 531,7 milímetros este ano, contabilizados até ontem.

Em relação aos dias, o mês que mais choveu neste ano foi fevereiro, durante 11 dias, o equivalente a 97,4 milímetros. Por outro lado, esta quantidade não foi a maior do ano em relação à chuva, sendo superada pelo mês de março, que se registrou apenas seis dias chuvosos, obteve maior índice de chuvas, marcando 124,3 milímetros. Em agosto foram apenas 0,5 milímetros de chuva, isso devido ao sereno, resfriamento noturno e saturação do ar, responsável pela formação de pequenas gotas de água.

No ano passado janeiro registrou o mais alto número de dias chuvosos, 17 no total, assim como o índice pluviométrico, com 256,8 milímetros.

Calor

Nesta semana o calor em Mogi Mirim atingiu temperaturas elevadas. Desde o final de semana passado, o ar seco predomina na cidade. A temperatura ficou entre 35ºC e 37,5ºC em períodos mais quentes, entre 12h e 16h. A umidade relativa do ar também ficou baixa, em determinados horários chegando a apenas 20%. A previsão para o final de semana indica altas temperaturas. Tanto neste sábado como no domingo os termômetros podem marcar até 39ºC, com mínima entre 23ºC e 25ºC.

Tabelas Chuvas

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments