Desde o surgimento no mundo da política, ainda no período em que fazia campanha para vereador, o jovem Gustavo Stupp se notabilizou pela eficiência no marketing, com marcas próprias como a publicidade com a utilização de bicicletas. Da Câmara, Stupp se candidatou a prefeito e novamente voltou a demonstrar qualidade na exposição de seu nome. Agora, no posto tão desejado, não vem conseguindo repetir a mesma eficiência ou mesmo transferir seu perfil pessoal marqueteiro ao governo que comanda.
Uma das demonstrações mais claras do enfraquecimento do marketing de Stupp foi o fracasso da “festa” do Dia do Trabalho, em que a falta de divulgação condenou o evento a um vexame.
O auge do absurdo foi o cancelamento de duas palestras sobre trabalho por falta de sequer um espectador que fosse. Ninguém se apresentou para constrangimento do palestrante.
O Secretário de Cultura e Turismo, Francisco Roberto Scarabel Júnior, lembrou que se tivesse um show de pagode, 15 mil pessoas teriam comparecido. É evidente que atrações musicais seriam um chamariz, especialmente por se tratar de um feriado. Não houve nem mesmo os tradicionais brinquedos para atrair crianças.
Chamariz que não foi o serviço oferecido pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que oferecia emissão da carteira de trabalho e disponibilizava vagas de emprego, além de cadastro para tarifas sociais. Houve oferta de vacinas contra gripe, instruções de combate à dengue e prevenção contra o câncer bucal.
A expectativa do secretário era pela presença de três mil pessoas, mas o número não atingiu nem 500, conforme foi divulgado. Acreditar que uma multidão de trabalhadores, em pleno dia de descanso e em uma manhã de temperatura fria, fosse deixar suas casas para assistir palestras com o tema trabalho ou que muitos desempregados fossem procurar emprego nesse dia, seria falta de inteligência para não dizer ingenuidade. Mas ao mesmo tempo em que faltou inteligência, também houve carência de divulgação do evento, que passou em branco para muitos desavisados. O corte de cabelo, por exemplo, não foi divulgado com antecedência, nem à imprensa.
Em quase um ano e meio, a Prefeitura ainda não se contagiou pelo espírito marqueteiro de Stupp tão presente na campanha, o que prejudica a população pela falta de informação, em uma aparente relação fria entre Administração e munícipes. O fracasso do evento serviu apenas para escancarar que a relação com a população carece de uma sensível evolução.