Um caso de roubo à residência com reféns assustou os moradores de Mogi Mirim na noite de segunda-feira. Por mais de duas horas, uma família da zona Oeste ficou nas mãos de dois assaltantes. Equipes da Polícia Militar cercaram a residência invadida pelos criminosos e, após um longo período de negociação, a dupla se entregou. O caso foi registrado como roubo triplamente qualificado.
A intenção dos assaltantes era escolher um alvo aleatório, roubar dinheiro e pertences dos moradores e fugir com o carro das vítimas para Leme, onde moram. Seria mais um crime comum, que entraria para as estatísticas como roubo à residência. Mas, o roubo não saiu como o planejado e os bandidos tiveram a ação frustrada pela iniciativa de um vizinho das vítimas, que notou uma movimentação estranha e acionou a Polícia Militar.
Era aproximadamente 18h quando ao abrir o portão da casa situada no Jardim Nossa Senhora das Graças, o morador que saía para levar o filho a compromissos estudantis foi rendido pelos assaltantes. Evandro Fernando Brandão, de 26 anos, e Igor Gazzito de Oliveira, de 19 anos, invadiram a casa e anunciaram o assalto.
Eles renderam os quatro moradores – um homem de 49 anos, uma mulher de 46 anos, um jovem de 19 anos e uma adolescente de 15 anos – e todos ficaram na mira de uma arma de fogo enquanto objetos de valor eram carregados em um Ford Ka branco, da família.
Os bandidos pretendiam fugir com o carro carregado para Leme. Mas, um vizinho percebeu a movimentação estranha na garagem do imóvel no momento em que os criminosos carregavam computadores, celulares e roupas no Ford Ka. O vizinho acionou então a Polícia Militar pelo 190.
Roubo Frustrado
Imediatamente, a Polícia Militar foi até o local e confirmou tratar-se de um assalto em andamento. Diversas viaturas reforçaram a segurança, isolaram a área e cercaram a casa.
O clima ficou tenso no momento em que os bandidos passaram a fazer exigências, em negociação com a Polícia Militar. Os criminosos exigiram, por exemplo, a presença da imprensa e de familiares.
A negociação foi conduzida de forma tranquila pelo comando da PM local, para que os criminosos libertassem os reféns. No entanto, somente após a chegada da mãe de um dos assaltantes e da esposa de outro, é que a família foi libertada e os assaltantes se renderam.
Flagrante
Brandão e Oliveira foram levados à delegacia e autuados em flagrante por roubo triplamente qualificado. “Triplamente qualificado porque eles fizeram uso de arma de fogo, há o concurso de pessoas e restringiram a liberdade das vítimas. Com isso, o crime de roubo se torna mais grave e a pena é maior”, explicou o delegado plantonista Álvaro Andrade Junior.
O delegado comentou ainda que, além de conseguir a rendição dos criminosos e recuperar os objetos que seriam roubados, a PM ainda recuperou R$ 1.120 das vítimas. “O dinheiro estava escondido na cueca de um dos assaltantes e já foi devolvido para as vítimas”, completou Andrade Junior.
Após o registro do flagrante, os criminosos passaram a noite em uma cela provisória na Delegacia de Polícia de Mogi Mirim e nesta terça-feira foram removidos à cadeia de Itapira.