“Play-Boys” dos Anos 60
Lembro do vandalismo que imperava há sessenta anos em Mogi Mirim, com pessoas irresponsáveis destruindo o patrimônio público da cidade. O delegado Dr. Cid Guimarães Leme tomou providências enérgicas contra os “play-boys” que estavam quebrando globos de iluminação das praças e danificando canteiros de flores. A polícia deteve os infratores, todos menores de idade e que foram levados à presença do delegado. Este, depois de um severo sermão, mandou os menores pagar os prejuízos e comprar novos globos, além de recolocar as luminárias por eles próprios, substituindo aqueles quebrados pelo vandalismo. O povo de Mogi Mirim aplaudiu a ação do delegado Dr. Cid, como tive a oportunidade de comprovar na época.
Miss Simpatia de Mogi Mirim
Em 1946 a diretoria do Grêmio Mogimiriano, liderada pelo presidente Antonio André (Moreno) organizou um concurso para eleger a Miss Simpatia de Mogi Mirim. Terminada a votação, foi eleita a senhorita Noemi Neli Garros, filha do sr. João Garros e de dona Emma Fredericci Garros. Na cerimônia de coroação discursou Antonio de Pádua Filomeno e a seguir aconteceu grandioso baile abrilhantado pela Orquestra Recreio, que iniciou com a valsa Conto dos Bosques de Viena, que a Rainha da Simpatia, Neli Garros, dançou com seu pai, o ítalo-brasiliano João Garros. Atualmente, Neli Garros reside em Araras e conta com 92 anos de idade.
Censo do IBGE em 2010
Segundo o último censo, a frota de veículos em Mogi Mirim era a seguinte: Automóveis – 56.768, Caminhões – 1.972, Motocicletas – 14.635, Ônibus 471, Micro-ônibus- 216, Camionetes- 6.996, utilitários – 323, tratores 168, num total de 81.549 veículos. A cidade tinha na época 86.505 habitantes, com a média de quase um veículo por habitante!
Falecimento de Francisco Cardona, em 1946
No dia 27 de janeiro de 1946 falecia, em Campinas e onde estava internado no hospital da Beneficência Portuguesa, o jornalista Francisco Cardona, fundador do Jornal A Comarca. Cardona nasceu na cidade gaúcha de Pelotas em 16 de setembro de 1866 e foi casado com a poetisa Ibrantina Cardona. Ele tinha 80 anos e o casal não teve filhos.
Túnel do TEMPO
Em oito de setembro de 1887 foi inaugurado festivamente o serviço de abastecimento de água encanada em Mogi Mirim, com a presença do povo e das autoridades. Mais de 800 pessoas assinaram a ata de inauguração e em seguida houve festa com champanhe e salgadinhos distribuídos à população.
Preceitos Bíblicos
“Tende piedade ó meu Deus, misericórdia. Na imensidão do vosso amor, purificai-me. Lavai-me todo inteiro do pecado e apagai completamente minha culpa.” (salmo 50)
Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas
512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional
278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas
260 páginas e 47 fotos
Vendas em Mogi Mirim
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso
Vendas em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banca do Toninho – Centro