O significado da palavra Páscoa vem do Hebreu “Pessach”, e tem como significado a passagem da escravidão para a liberdade. Atualmente esta é, junto com o Natal, a maior festa para todos os cristãos, pois comemoramos a ressurreição de Jesus. E, para simbolizar este evento, utilizamos o ovo, que nos mostra que um novo nascimento surgirá.
Porém, confesso que nossos valores estão mudando, pois eu mesmo presenciei, logo no mês de fevereiro, os supermercados já vendendo ovos de páscoa e vejo na televisão propagandas incentivando as crianças a consumirem o ovo não pelo seu significado, mas pelos brinquedos e surpresas que estes trazem. É nisso que a Páscoa está se transformando? Comércio e surpresas?
No novo testamento, em João 3, Jesus conversa com Nicodemos e diz que temos que aprender a nascer de novo, e “aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino do céu”. Mas o que isso quer dizer?
Esta passagem mostra que precisamos aprender a nascer de novo através de nossas atitudes e nossos valores internos, que precisamos reaprender a respeitar os outros, a amar o próximo e, com isso, compreender que existe algo maior do que apenas consumir ovos de chocolate. E ver o reino dos céus significa que, através do renascimento, viveremos em oportunidades com toda a nossa plenitude tudo o que a vida nos proporciona dia após dia.
Ressurreição significa Renovar, e o aprender a nascer de novo é acreditar que existe algo maior a se fazer, e este algo é o Amor, o Respeito por Si e pelas pessoas. Por isso pergunto: o quanto, nesta data, estamos nos programando para irmos a um asilo e visitar aqueles que muito necessitam de nosso tempo? Ir visitar uma creche e deixar ovos e outros presentes que as crianças nunca tiveram? Ou visitar um hospital, casas e entidades que fazem muitas vezes o que nós deveríamos fazer, que é cuidar do próximo?
Precisamos aprender a doar o que de melhor temos, o nosso tempo, aquele que dedicamos aos que necessitam de nós. Sabe, aprendi uma coisa em minha vida, a ajudar quem quer ser ajudado e mais, ajudar com o que a pessoa necessita e não com o que ela quer, com o que ela simplesmente quer para melhorar seu conforto ou sua imagem, você não está ajudando e sim incentivando aquele comportamento egoísta e dependente.
Pense nisso e observe se você está precisando “nascer de novo”. E não esqueça: eu não posso mudar o que já passou, mas posso mudar o hoje e construir um novo amanhã!
Boa Páscoa e uma excelente “Ressurreição” a todos.
Beijo no seu Coração.
Flávio Campos