quinta-feira, setembro 19, 2024
INICIAL☆ DestaqueFênix promete o melhor ônibus da região; O POPULAR testou o sistema...

Fênix promete o melhor ônibus da região; O POPULAR testou o sistema wi-fi

“Respeito por Mogi Mirim”. O slogan, presente nos três novos ônibus zero quilômetro apresentados pela Expresso Fênix Viação Ltda, empresa que assumiu o controle do transporte público na cidade em substituição à Viação Santa Cruz, calhou com o discurso do diretor da empresa, Victor Hugo Chedid. Em quase uma hora, o representante explanou acerca do transporte público na cidade e respondeu a inúmeros questionamentos dos vereadores em participação na Tribuna Livre, atendendo requerimento do vereador Geraldo Bertanha, o Gebê (SD).

Contundente nas palavras, esboçou confiança, afirmou que é preciso pregar respeito pelo usuário, prometeu cumprir todas as medidas exigidas pela Prefeitura e assinadas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e foi mais além. “O nosso grupo (Fênix) vai prestar o melhor serviço de transporte que Mogi Mirim já viu”, garantiu.

Diretor da Fênix, Victor Hugo Chedid, discursou na Câmara Municipal. (Foto: Fernando Surur)

Renovação da frota
Victor explicou que no total serão 24 ônibus disponíveis pela empresa, 20 em circulação e outros quatro para manutenção preventiva, em casos de falhas ou quebras. Na última semana, sete veículos foram disponibilizados para integrar a frota, de forma emergencial, visando suprir veículos da antiga empresa, sucateados e, em condições inadequadas de circulação.

Destes, cinco veículos são de 2014, um de 2013 e outro de 2011. Na frente da Câmara, três ônibus zero quilômetro permaneceram estacionados para conhecimento por parte dos vereadores e do público em geral. Ele garantiu que do total de 24, 12 serão zero quilômetro e outros 12, seminovos.

Idade média
Com os sete veículos emergenciais, a idade média dos ônibus caiu para 5.4 anos e o mais antigo chegou a sete anos. A nova frota permite essa idade média cair para 2.8 e o mais antigo em operação ter seis anos. Ao final do TAC, a idade média da frota terá 1.4 ano. Todos são modelo 2018, ano 2017. “Posso afirmar para vocês que é uma das mais frotas mais novas da região”, disse o diretor.

Segundo ele, já foi dada a entrada no despachante responsável pela documentação de frota, emplacamento, licenciamento e isenção de Imposto para Veículos Automotores (IPVA), direito concedido para ônibus do transporte público.

Ônibus têm capacidade para 41 passageiros sentados e 43 em pé. (Foto: Fernando Surur)

Modernização
Victor garantiu que a empresa chega a Mogi com um programa total de modernização no sistema de transporte. Os veículos contam com tecnologia wi-fi, são equipados com GPS e será possível identificar até onde os ônibus passaram, por meio do replay da viagem. Isso será útil para detectar possíveis atrasos.

Tristeza
O diretor se disse descontente com a situação dos veículos, e que sente na pele o sofrimento da população. “Se a população se sentiu lesada, eu também, em dobro, triplo, quatro vezes mais. Porque dói muito no coração da gente quando vemos alguma reclamação. Semana passada, acionamos um plano provisório e trouxemos sete ônibus para substituir aqueles que têm maior incidência de quebras e falhas mecânicas. Convido todos os vereadores a comparecer às garagens para conferir as manutenções. “O equipamento fadigado tende a sofrer quebras constantes, falhas constantes, mas a população não tem nada a ver com isso”, enfatizou.

Cobradores
Indagado pelos vereadores a respeito de uma possível retirada dos cobradores, chamados também de auxiliares, Victor afirmou que a ação vem de encontro a questão do custo da tarifa. De acordo com o diretor, alguns antigos cobradores foram deslocados para outras funções, como portaria, o recadastramento de usuários e a programação das linhas. “Com o adjunto da tecnologia a ideia conseguir incentivar o custo do cartão, reduzir a função do auxiliar e tornar a tarifa mais módica”, disse.

Do total de 24 ônibus da frota, 12 serão zero quilômetro e a outra metade será de seminovos. (Foto: Fernando Surur)

Itinerário
Ao POPULAR, o diretor explicou que a readequação do itinerário, feito por ele aos vereadores, consiste em todo o redesenho do traçado das linhas. “Com o advindo da tecnologia se consegue fazer a integração”, comentou.

Existe a previsão da criação de outras linhas e está descartada a extinção de outras. “O que pode acontecer é uma racionalização da oferta horária. Você tem 20 horários durante o dia e podemos reduzir para 15, por exemplo”, ressaltou.

O POPULAR fez o teste do wi-fi dentro do ônibus; e ele funcionou!
A reportagem esteve dentro de um dos três ônibus apresentados pela Fênix na segunda-feira e pôde comprovar a situação dos veículos. Tratam-se de ônibus modernos, limpos e com toda a estrutura necessária, desde os assentos, sinal para solicitação de parada, elevador para cadeirantes, pintura e iluminação. Será permitido o transporte de cerca de 41 passageiros sentados e 43 em pé.

No testei feito pela reportagem, wi-fi se conectou de forma automática e sinal operou com sucesso. (Foto? Fernando Surur)

Uma das grandes novidades, o sistema de internet sem fio, o popular wi-fi, pelo menos na segunda-feira, funcionava em perfeito estado. Não era preciso senha, com a conexão sendo realizada de forma automática. Foi possível assistir vídeos no Youtube e navegar pelo Facebook, Instagram e demais sites sem problemas. Os stories do Instagram, fotos e vídeos personalizados postados pelos usuários, também podiam ser vistos com perfeição.

Outra novidade são cinco tomadas espalhadas pelos ônibus para carregar a bateria de aparelhos celulares, notebooks e afins.

Ônibus possuem tomadas à disposição dos passageiros. (Foto: Fernando Surur)
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments