O feriado de São José, padroeiro de Mogi Mirim, celebrado nesta quarta-feira, é marcado por uma programação que se estenderá durante todo o dia, com uma mescla entre fé e festa. Do doce sabor do bolo do padroeiro, ao caminhar dos fiéis na procissão, a data terá eventos durante a manhã, tarde e noite, o que deve atrair um bom público à Matriz de São José, no Centro da cidade.
O dia de São José teve início nesta manhã, com uma missa solene em homenagem ao padroeiro, mas que também serviu para comemorar o centenário da Liga de São José, uma das mais tradicionais de Mogi. A missa atraiu uma multidão de fiéis, que lotaram a Matriz. Após a missa, o público formou filas no estacionamento da igreja para a retirada do bolo do padroeiro.
Procissão
Já pela tarde, acontece a procissão em louvor ao padroeiro, com a concentração a partir das 15h30 nas escadarias da Matriz de São José. A procissão com a imagem do padroeiro, sempre levada por fiéis que ostentam o nome de José, parte às 16h. Após uma volta pelas praças São José e Rui Barbosa, o público descerá a Rua José Bonifácio, em direção à Rua Dr. José Alves, antes do retorno para a Matriz. O ato religioso deve contar com a presença do bispo da Diocese de Amparo, Dom Pedro Carlos Cipolini.
Já à noite, acontece o último dia da quermesse do padroeiro, realizada no estacionamento da igreja, que conta com barracas de comida, bebida, jogos e ainda sorteio de brindes. A quermesse acontece desde o dia 8.
Bolo
Cerca de dez voluntárias, comandadas pela coordenadora da equipe, Emília Maria Lacerda, prepararam o bolo de São José, em um salão localizado na Igreja de São Lázaro, no bairro do Tucura nesta terça-feira.
Para o preparo do doce, foram usados 154 placas de bolo, em trabalho que persistiu durante todo o dia. O bolo consumiu sete tábuas de 1,10 metro de largura por 2,20 metros de comprimento. Foram mais de 4 mil pedaços, divididos em 15 quilos de ameixa e 105 quilos de doce de leite.