Lançado em março deste ano em Mogi Mirim como um dispositivo digital que oferece proteção à mulher vítima de violência, o ‘Botão do Pânico’ começa a ser levado para a população que deseja acionar a Guarda Civil Municipal de forma ágil em casos de emergência. Primeiro, ganhou a adesão de moradores da área rural. Agora, começa a ser levado para o comércio da cidade.
Lojistas da rua José Bonifácio participaram de um encontro na Câmara Municipal, onde receberam explicações sobre o funcionamento do sistema e foram orientados de como baixar o aplicativo em seus celulares e fazer o cadastro. Eles também precisam assinar um termo de compromisso, já que o uso do Botão do Pânico é apenas em casos extremos de emergência.
Vale lembrar que o app não está disponível na loja de aplicativo dos celulares. Por isso, precisa ser baixado no endereço www.sentry.com.br, que direcionará ao Programa SOS Cidadão, plataforma que solicita o cadastro do usuário.
Ao acionar socorro pelo botão do pânico, o solicitante não precisa informar sua localização. Isso porque o aplicativo já fornece sua atual localização e até mesmo seu deslocamento em tempo real aos guardas civis municipais.