A comunidade de São José, que celebra neste ano seu jubileu de 270 anos da paróquia, terá uma celebração atípica. Devido à pandemia de Covid-19, o padre Ademir Bernardelli, pároco responsável, tem comunicado nas missas dos últimos dias a transferência das festividades pelo padroeiro para junho de 2021.
Oficialmente, o Dia de São José é 19 de março. Porém, desde que foi anunciada a regressão de Mogi Mirim à Fase Vermelha do Plano São Paulo, a paróquia tem avisado os fiéis sobre o adiamento. A decisão não foi manifestada nas redes sociais até o fechamento desta edição.
A comunidade, aliás, através de sua página no Facebook, havia informado, no fim de fevereiro, a programação religiosa da festa. A abertura ocorreria na terça, 9, com a missa da entrega do Lírio a São José e a presença das pastorais e movimentos.
No total seriam 13 dias de celebração. Após a decisão, ainda houve uma situação nova. Nesta quinta-feira, 11, o governador João Dória anunciou mais restrições com a chamada Fase Emergencial do Plano São Paulo, que visa combater a proliferação do novo coronavírus. Entre as atividades com restrição completa foi inserida celebrações religiosas coletivas.
Desta forma, as missas, entre outros tipos de cultos, estão vetadas em São Paulo. Mesmo com o recente decreto tornando a atividade religiosa essencial em todo o Estado, as novas medidas proibiram estes eventos. A expectativa é de que, assim como em 2020, as comunidades realizem a transmissão virtual das missas através de suas redes sociais.