No dia 17 de outubro, o Coletivo Guacema, em parceria com o Coletivo Educador Rio Mojiguaçu, realiza a segunda edição do Festival Circuito Tela Verde. O evento, que ocorre em um sábado, começará a partir das 10h na Praça da Antiga Estação de Mogi Guaçu. O Festival é aberto a toda população e as atividades a serem realizadas serão gratuitas.
Durante o evento, haverá cinedebates, com os temas água e energia, resíduos sólidos e ocupação urbana, e também intervenção de grafite, apresentações musicais, oficinas artísticas, feira de troca, bazar da Associação Cooper 3R’s, feira de produtos orgânicos, comida vegana, além de outras atividades. Além disso, também haverá a exibição do documentário chamado A Lei da Água – Novo Código Florestal. O leque de atividades completo estará disponível nos próximos dias.
“O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente. Eles abrem uma chamada para receber vídeos, produções audiovisuais independentes, e eles (Ministério do Meio Ambiente) selecionam os vídeos – nas temáticas social e ambiental – e compilam. Depois abrem chamada para as associações, coletivos, enfim (…) se cadastrarem, para conseguirem exibir esses vídeos. Nós fomos selecionados pela segunda vez, segundo ano consecutivo, para trazer o Tela Verde para cá”, destacou Tainá Bimbati, que é um dos membros do Coletivo Guacema, que se formou no ano passado e é composto por jovens que se uniram com a finalidade de mobilizar pessoas, comunidade e organizações para a atuação junto às questões socioambientais do território abastecido pela Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu.
O Festival recebe apoio da Secretaria de Cultura e de Abastecimento e Meio Ambiente de Mogi Guaçu.
–
Foto: Rodrigo Peguin