Não importa o que ocorra: o Festival de Cinema de Mogi Mirim desde que começou, não para. Claro, poderia ser realizado com mais apoio e investimentos. Mas, como não é caso, realiza-se com a força daqueles que acreditam na arte e na transformação por meio dela. Neste ano, o Festival será realizado no dia 21 de outubro no Centro Cultural de Mogi Mirim e contará com a exibição de filmes produzidos por estudantes, apresentação circense, premiação dos curtas, homenagem ao ator Domingos Montagner e ainda a exibição de um documentário sobre o múltiplo artístico, Tóride Celegatti.
“Teremos sessões compostas pelos filmes do concurso estudantil voltado para as escolas públicas e particulares de Mogi Mirim e Mogi Guaçu, que são os filmes até cinco minutos. Juntamente, também iremos prestar uma homenagem a Domingos Montagner, o ator que infelizmente morreu realizando seu ofício. Ele tem uma história com o Festival de Cinema. No primeiro ano competitivo do Festival de Cinema, em 2011, o filme que todo mundo adorou, foi premiado como melhor ficção do Festival (A Noite dos Palhaços Mudos), onde Domingos Montagner é o protagonista. Esse filme era uma peça de teatro do Laerte, que se tornou filme. Um dos primeiros festivais que o filme participou depois de estrear foi o festival de Mogi. Era um ator muito querido e merece essa homenagem”, enfatizou Luiz Dalbo, que é da Vidraça Cia. de Teatro, que organiza e realiza o Festival anualmente em conjunto com a produtora Paco Huberts.
Neste sentido, dentro das sessões que serão realizadas de manhã e pela tarde, além dos filmes inscritos e selecionados para serem apresentados, haverá também a homenagem ao ator, com a exibição de A Noite dos Palhaços Mudos.
Durante o período noturno também haverá Festival. A programação irá começar às 20h, com a apresentação de uma companhia de circo, chamada Além da Lona, de Campinas, que usa músicas temas de filmes para a realização de acrobacias. A coreografia é da professora Adriana Toledo Bonfim.
Além disso, também serão anunciados os filmes vencedores do Festival, derivado do concurso realizado para estudantes e que segue aberto para inscrições até o dia 15 de outubro. Outra surpresa do Festival deste ano é a estreia do primeiro documentário produzido pela Vidraça, que trata sobre a vida do múltiplo artista de Mogi Mirim: Tóride Celegatti.
Concurso de Curtas para estudantes
Até dia 15 de outubro, os estudantes de escolas públicas e particulares de Mogi Mirim e Mogi Guaçu podem se inscrever no Festival de Cinema. Os curtas-metragens podem ser produzidos até mesmo com o celular e devem ter entre um e cinco minutos.
Os produtores do filme que ficar em primeiro lugar receberão como prêmio uma recreação no buffet Hakuna Matata, que fica em Mogi Mirim, para 30 estudantes. E, o segundo, receberá menção honrosa pela sua produção.
Várias são as categorias nas quais os estudantes podem se inscrever, como ação, aventura, animação, animação, comédia, drama e suspense.
Mais informações sobre o Concurso no site: www.phfilmes.com.br.
Saiba mais sobre o Festival de Cinema de Mogi Mirim:
– O Festival de Cinema de Mogi Mirim é realizado na cidade desde 2011;
– Em cinco anos de existência, conta com a exibição de mais de 100 filmes curtas-metragens.
– Cerca de 2 mil pessoas participaram do Festival até o ano passado;
– O acervo do Festival, que também conta com aqueles que não foram premiados, soma 410 filmes brasileiros e também internacionais.
– O Festival, além de exibir filmes, também proporciona cursos. No total, 10 cursos nas mais diferentes linguagens cinematográficas já foram realizados, e 290 pessoas receberam certificados;
– Exibições de filmes foram realizadas em diversos pontos da cidade, como no Centro Cultural, em Martim Francisco, no Teatro de Arena, na Estação Educação, etc.