Pelo segundo ano consecutivo, Mogi Mirim recebe filmes premiados no Festival do Minuto, que é uma iniciativa com mais de 20 anos que visa incentivar a produção de audiovisuais compostos por até um minuto de duração. O Festival do Minuto é reconhecido em todo o País e internacionalmente e suas obras chegam até a cidade por meio da Vidraça Produções em parceria com o Centro de Educação e Integração Social Benjamin Quintino da Silva, a Cebe. O Festival será realizado nos dias 26 e 28 de maio, com três sessões por dia. A entrada no evento é gratuita. Além de Mogi Mirim, cerca de 250 cidades do Brasil também recebem o Festival.
No ano passado, os filmes do Festival do Minuto que chegaram até a cidade faziam parte do grupo dos melhores do ano. Portanto, não havia um tema específico. No entanto, neste ano há mudanças, pois serão exibidos filmes que tem o tema água como pano de fundo. A escolha foi realizada pela Vidraça Produções, que considera importante trabalhar sobre o assunto considerando a crise em que o País vive.
“Esse ano optamos pelos filmes com o tema água, a própria Cebe tem projetos em cima do meio ambiente. Mas os filmes não são didáticos, foram criados por cineastas mesmos, sendo a água como pano de fundo. Então, tem animação e outros gêneros”, explicou o realizador do Festival pela Vidraça Produções, Luiz Dalbo.
As sessões terão duração de 40 minutos cada e ao final, Dalbo explicou que haverá bate-papo com os presentes para sanar eventuais dúvidas sobre as produções.
Em uma sessão, Dalbo explicou que é possível que os presentes confiram de 60 até 100 filmes, o que ajuda a estimular o cérebro dos participantes, que precisam focar para compreender as histórias que possuem até um minuto. “É um bombardeio de estímulos positivos”, ressaltou.
Para acompanhar as sessões, que acontecem nos dias 26 e 28, em três horários distribuídos entre manhã, tarde e noite, é preciso agendar junto ao Cebe. O agendamento deve ser feito tanto por pessoas físicas como para os grupos.
No último ano, o Festival do Minuto foi mais extenso na cidade, com 15 sessões, o que totalizou cerca de 600 participantes. Na ocasião, além de pessoas físicas também foram recebidas escolas e ONGs.
Com a redução no número de sessões motivada por compromissos extras do grupo e greves de parte dos professores das escolas do Estado de São Paulo, o objetivo é intensificar as sessões que serão realizadas com grande número de participantes por exibição. No total, cada sessão tem a capacidade de comportar até 70 pessoas.
Vidraça no Festival do Minuto
No ano passado, a Vidraça Produções também encaminhou vídeos para participar do Festival do Minuto. Uma das produções, chamada Transformador, foi selecionada e pode ser conferida no site do Festival. Para conferir a produção da Vidraça no Festival, que não chega até Mogi Mirim, por não ter a temática água, acesso o site www.festivaldominuto.com.br e na caixa de busca digite Transformador.
Serviço
Festival do Minuto 2015
Datas: 26 e 28 de maio, terça e quinta-feira desta semana.
Horário das sessões
Manhã: das 9h às 9h50
Tarde: das 13h30 às 14h20
Noite: das 19h30 às 20h20
Telefone para agendamento: (19) 3806-2499 ou (19) 3862-2547.
Entrada: gratuita