O Festival do Minuto de Mogi Mirim foi realizado na terça e quinta-feira desta semana. As exibições dos filmes provenientes do site Festival do Minuto foram realizadas no Centro Educacional Benjamin Quintino da Silva, o Cebe, para aproximadamente 260 pessoas. Além dos aprendizes da instituição, também participaram alunos da escola municipal Cleusa Marilene Viera de Mello, que fica no bairro Aterrado, e do projeto Maguila, que fica no Parque das Laranjeiras. O projeto, realizado pela segunda vez na cidade, é fruto de uma parceria da Vidraça Produções, Cebe e Festival do Minuto.
Durante a apresentação o foco foi a exibição de filmes que compõem a temática água, mas como pano de fundo. Outro ponto positivo é que os jovens que participam da atividade acabam por conhecer filmes produzidos em outros países, fora o Brasil, como Alemanha, Portugal, Áustria, etc. Ao final, os presentes também acompanharam filmes que compõem o rol do projeto melhores do ano de 2014, que trataram sobre papéis sociais, finitude da vida, matemática, etc.
Na avaliação de Luiz Dalbo, da Vidraça Produções e que também é professor no Cebe, os dois dias de apresentação foram muito valiosos, apesar de a quantidade de dias de Festival ter diminuído em relação ao ano passado. “Eu achei menos cansativo por não ser a semana toda e tão eficaz quanto o ano passado. Os vídeos no mesmo nível, além da questão do fortalecimento com a comunidade externa, pois tivemos os alunos de fora que acabo conversando sobre cinema e como é possível que qualquer pessoa faça”.
Fora Mogi Mirim, outras 250 cidades do Brasil também receberam o Festival durante esta semana.