sábado, abril 19, 2025
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoFestival Ecomogi: cinco bandas estão na final do evento

Festival Ecomogi: cinco bandas estão na final do evento

O palco do Teatro de Arena de Mogi Mirim foi cenário no último sábado de uma concorrência acirrada, em que dez bandas disputaram cinco vagas para a grande final da segunda edição do Festival Ecomogi, uma competição de bandas de rock e suas músicas autorais e que traz como destaque uma gincana ambiental que movimenta dezenove escolas e sete mil alunos da rede municipal de ensino. Para a final, que acontece em 11 de outubro no Teatro de Arena, estão classificadas as bandas Tanto Herói Canalha, de Mogi Guaçu, Tio Mandrake, de Cosmópolis, Índigo Frequency, de Mogi Mirim, Folha Seca, de Itapira e ainda a banda Azedos, de Caraguatatuba.

“Foi bem concorrido, as bandas chegaram com tudo. Embora fossem três opiniões diferentes (são três jurados) a decisão foi justa. Logicamente que pelo gabarito tivemos que pontuar o arranjo e o âmbito geral, mas analisamos mais a fundo a performance e a presença de palco de cada banda”, destacou George Bianchi, um dos jurados que tem trinta anos de experiência com música. “Tenho uma estrada de trinta anos, é como se fosse a coroação de meu trabalho. Ser convidado mostra que existe uma confiança em minha experiência”, finalizou.

Com a canção chamada “Boa Nova”, Tanto Herói Canalha é uma das bandas que estão na final. Composta há anos, a música já foi repaginada várias vezes até começar a dar frutos, o que mostra a importância do aprimoramento de uma ideia. “Levou muito tempo para esta canção ser apresentada como é hoje. Quando ela foi composta há cerca de seis anos, era completamente diferente. Eu esperava a classificação devido ao grande trabalho que tivemos em cima da música que inscrevemos, desde a criação de arranjos a diversos ensaios”, disse Luis Otávio Teixeira, tecladista.

No entanto, apesar de muitos ensaios, não dá para negar que a sensação de “borboletas no estômago” não deixa de fazer parte das apresentações. “Todas as bandas participantes se mostraram muito boas. Estávamos confiantes, pois depositamos muito trabalho nessa apresentação, mas sempre com um frio na barriga”, revelou Rodrigo Peguin, que é o produtor da banda.

Tio Mandrake, de Cosmópolis, é outra banda que está na final do Festival. Em sua bagagem, a primeira colocação na primeira edição do Ecomogi realizado no último ano. No entanto, desta vez o grupo concorre com “Gimme one last beer”.

”É uma conquista muito importante não só pelo prêmio, mas também pela oportunidade de evoluir a cada fase”, destacou a banda.

Agora, a sorte está lançada. Irá vencer o Festival a melhor banda! Segundo Biachi, um dos jurados, na etapa final todo o contexto deverá ser avaliado. “Na próxima etapa conversamos e vamos passar uma borracha e analisar tudo novamente para chegar ao resultado mais justo possível”, frisou.

Em relação à avaliação das bandas sobre o Festival é notório o reconhecimento. “Achamos o nível muito superior ao do ano passado. Tanto a organização, a equipe técnica e o público, que cada vez aparece mais, estão de parabéns. A respeito do evento. O Ecomogi Festival já é uma referência regional”, apontou Tio Mandrake.

“Acho muito louvável e inteligente este estímulo à cultura. Torço para que o Festival se aprimore cada vez mais em suas edições e fortaleça o interesse das pessoas no que há de novo na música”, encerrou o tecladista da Tanto Herói Canalha.

 

Resultados da gincana

Nas escolas da rede municipal a competição também continua. Até o momento, de acordo com a organização, liderada por João Antônio da Fonseca, já foram arrecadados:

  • 1.686,4 quilos de garrafas pet;
  • 5.851,67 quilos de papelão;
  • 425,9 quilos de alumínio;
  • 1.126,5 litros de óleo usado;
  • 7.938 peças de roupa;
  • 480 unidades de alimento;
  • 1.481 brinquedos.

Os dados se referem à coleta realizada até o dia 11 de setembro. Até a final o número ainda pode aumentar.

Divisão

O valor proveniente da venda dos materiais (garrafas, papelão, alumínio e óleo) será dividido entre as escolas e a Associação Vida, que cuida de animais abandonados na cidade. Os alimentos serão distribuídos para bairros carentes por meio da Promoção Social da cidade e os brinquedos serão doados para um motoclube da cidade, chamado Reunidos. O grupo fará a distribuição dos brinquedos no final do ano junto a uma campanha que já realizam anualmente no mês de Natal.

Foto: Rodrigo Peguin

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments