É hoje! Daqui a pouquinho, às 11h, começa no Centro Cultural de Mogi Guaçu a segunda edição do Festival Kinkan de Artes. Diversas expressões culturais serão realizadas no local até às 23h. Haverá música, oficina de tinta artesanal, contação de histórias, teatro, exposição de fotografia, artes plásticas, poesia, literatura e capoeira. O evento será realizado pela Agência Kinkan, de Mogi Guaçu, em parceria com a Prefeitura do município. Para entrar no evento, basta doar um quilo de alimento, um agasalho ou um brinquedo (ou sorrisos, caso não dê para doar nada). Vai da sua escolha. No mais, escolha a arte, sempre! Ainda mais quando a dose contém mais de doze horas.
“A expectativa é aproximar produtores e consumidores de bens culturais num dia de alegria e compartilhamento de experiências. O objetivo é que essa junção recrudesça um movimento cultural atuante na região”, destacou o organizador e idealizador do evento, Rodrigo Peguin, da Agência Kinkan.
A programação será aberta às 11h por meio de uma exposição fotográfica e de artes plásticas.
Por isso, quem passar por lá neste horário irá conferir as ilustrações e caricaturas de Rômulo Coutinho e os cliques de Fernando Pinnas, de Itapira.
Por volta de 13h, será a vez da Rádio Sucata, de Mogi Mirim, que faz contação de histórias. O espetáculo será uma apresentação de percussão chamada Reciclando Tradições.
Na sequência, às 13h40, o Dj Ed Padovan, que é de Mogi Guaçu, irá realizar sua primeira intervenção musical. Para quem não sabe, Ed faz discotecagem por meio de vinis e tem como objetivo resgatar a história da música e seus suportes e mostrar o meio para os que nunca tiveram contato com os bolachões.
A Cia. Talagadá, de Itapira, também estará presente no segundo Festival Kinkan de Artes. A partir das 14h, o grupo se apresenta com o espetáculo Na Boca do Lixo.
No mesmo período, uma livraria móvel também estaciona no Centro Cultural. Ela funciona dentro de uma carro modelo Kombi, é de Itapira, e se chama Livrando. Quem estiver a procura de obras ou se apaixonar por alguma e tiver o desejo de adquirir é só chegar!
Durante o evento, também haverá exposição de artes plásticas com o coletivo Obras de Marte, Lara L. Lima, Jéssica Paulino e Art Zen – artesanato natural. O coletivo é integrado por artistas de Mogi Mirim e Mogi Guaçu. Já os demais são da cidade ao lado, Mogi Guaçu.
Oficina de tintas naturais também é destaque no Festival e será realizada com o Coletivo Guacema, de Mogi Guaçu também. No entanto, anote aí, ela acontece em horários estipulados: das 14h às 15h, das 17h às 18h e das 20h às 21h.
As bandas se apresentam durante o período da tarde. Às 14h40 se apresenta a banda de rock Espiral 8, de Limeira. Já às 16h, será a vez da banda também de rock, Ilusão de Ótica, de Itapira. Às 17h, Solara, de rock, e de Itapira, também se apresenta no Festival.
Antes de anoitecer também haverá uma roda de capoeira com o grupo Nova Geração de Angola, também de Mogi Guaçu, organizada por Sérgio Cavalcante de Araújo, o capoeirista Coelho.
Antes de o som voltar, poesia envolverá o Centro Cultural com a declamação de poemas feitas por Briene Brisa Brisante.
Às 18h, será a vez da banda Broove, de Campinas, apresentar sua mistureba popular brasileira com RnB, soul, rap e tudo o que mais der vontade. Às 19h, Inspirados, de rap e de Mogi Guaçu, também se apresenta no evento. Às 20h, a banda A Casa Mais Velha, de Mogi Mirim faz um show de rock instrumental e, por volta de 21h, Tanto Herói Canalha (THC), de Mogi Guaçu, realiza seu espetáculo de mistureba popular brasileira.
Para encerrar o evento, haverá um rock reggado com a banda Uvalua, de Itapira.
Serviço
O que: II Festival Kinkan de Artes de Mogi Guaçu
Quando: dia 25 de abril
Horário: das 11h até as 23h30
Local: sanguão do Centro Cultural de Mogi Guaçu, localizado à Avenida dos Trabalhadores, nº 2.651
Entrada: doação de um quilo de alimento, um agasalho ou um brinquedo (ou mais de um, caso queira. Ou apenas sorrisos!)