domingo, abril 20, 2025
INICIALColunistasFibromialgia, como o exercício físico pode ajudar

Fibromialgia, como o exercício físico pode ajudar

Fibromialgia é uma doença que é sentida em várias parte do corpo e possui um difícil diagnóstico. Provoca dor músculo-esquelética (dores nos ossos, músculos, ligamentos, bursas). Além de outros sintomas, como depressão, cansaço e insônia.
Muitas pessoas que a possuem fazem uso exclusivo de terapia medicamentosa e é necessário um tratamento que abranja várias frentes.
Em um artigo publicado da Revista de Medicina da USP, em Ribeirão Preto, pesquisadores analisaram que, apesar de observada uma relação entre piora da qualidade de vida, intensidade da dor e depressão, a melhora destes sintomas típicos da fibromialgia é atribuída às atividades físicas, pois promovem um relaxamento nos locais afetados, bem como o alívio dos sintomas.
Atualmente, a fibromialgia acomete cerca de 5 milhões de brasileiros e os profissionais da saúde vêm constatando que o sedentarismo piora suas dores e outras manifestações negativas.
O exercício estimula a liberação de substância do próprio organismo que age como analgésicos naturais, como, por exemplo, as endorfinas. Isso, inclusive, pode promover a melhora da qualidade do sono.
O desenvolvimento de todas as capacidades físicas, através dos exercícios físicos, é importantíssimo, como a flexibilidade e mobilidade corporal; a manutenção de um bom condicionamento físico, com o objetivo de fortalecer o sistema cardiovascular e a capacidade respiratória, adquirido através da prática de atividades aeróbicas; o desenvolvimento da força muscular, através da prática de exercícios que sejam necessários resistir a uma sobrecarga.
O fundamental é que este condicionamento seja obtido de uma forma progressiva, em que o esforço cresce de acordo com as capacidades físicas e comportamentais de cada pessoa.
A calma é a palavra-chave, pois, dependendo do grau de condicionamento, o início pode desencadear desconfortos. Por isso, é importante uma adequada orientação durante os exercícios. Além disso, o ideal é buscar a atividade física que mais agrada para que, unido a todos estes aspectos positivos citados acima, o prazer também esteja presente.

Patricia Franco Rabello

[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments