sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Filas enormes e o verde e amarelo marcam o dia das Eleições...

Filas enormes e o verde e amarelo marcam o dia das Eleições 2022

Numa manhã ensolarada, o eleitor mogimiriano acordou cedo para sair de casa e ir até os colégios eleitorais para exercer o seu direito ao voto neste domingo, 2, quando a população elege seus novos representantes para deputados estadual e federal, governador, senador e presidente da República. Mas foi preciso ter paciência para chegar até a cabine de votação, já que as filas eram grandes em praticamente todas as seções eleitorais.

Muito dessas filas deve-se ao fato da maioria dos eleitores optarem por votar no período da manhã, ficando com o restante do dia livre para outras atividades, como passear, almoçar com a família ou mesmo ficar em casa. As filas também foram causadas por uma certa demora na liberação da urna. Como o sistema de biometria está sendo utilizado pela primeira vez – ela não é obrigatória ainda – houve demora para a leitura correta da digital do eleitor.

Também houve demora para votação. Pelo voto em cinco candidatos, muitos eleitores tiveram dificuldades de agilizar o voto, mesmo tendo uma cola com os números dos seus candidatos em mãos. Por essa razão, em algumas seções eleitorais, para quem chegava já com uma fila grande formada, o tempo médio de espera até ter a vez de votar girava em torno de uma hora.

No mais, a eleição em Mogi Mirim transcorreu de maneira tranquila e ordeira no período da manhã. Mesmo com as filas, não houve tumulto nos colégios eleitorais. Nenhuma urna precisou ser trocada. As que apresentaram problemas técnicos foram ajustadas na própria seção eleitoral, sem a necessidade de serem retiradas. 

 

PATRIOTISMO

O que mais se viu entre os eleitores foi o uso de uma peça de roupa ou de algum acessórios nas cores verde e amarela. Parecia clima de Copa do Mundo. Muita gente com a camisa da seleção brasileira. Ou de verde, ou de amarela. Ou com uma bandada com as cores da bandeira nacional ou mesmo enrolada à bandeira brasileira. E não era só o eleitor, mas seus filhos também.

“É sinal de liberdade, de resgate ao patriotismo. A eleição é um dia para resgatar o amor à nossa pátria. E eles precisam sentir desde cedo o valor da nossa patria”, disse Juliana Avanzini, que havia levado seus pais para votar na escola Monsenhor Nohra e estava acompanhada de sua filha Laura, de 8 anos. E detalhe:ela, a filha e o pai estavam de amarelo e a mãe de verde.

Para Hiago José Gomes, que levou seu pai para votar na escola Coronel Venâncio vestindo uma camisa da seleção brasileira, o verde e amarelo representa o patriotismo pelo Brasil. “É valorizar a nossa pátria, ter orgulho de nosso país, defender o nosso país. A população demonstra esse patriotismo no dia da eleição e durante a Copa do Mundo, mas precisa demonstrar isso sempre”, ressaltou.

E não era só com as pessoas que o verde e amarelo estava presente. Os carros também ostentavam bandeiras do Brasil. Umas maiores, outras menores. E para a grande maioria dos eleitores ouvidos por O POPULAR nos locais de votação, mais do que eleger novos representantes, a população estava decidindo o futuro do país, na qual precisa de melhorias em praticamente todas as áreas, especialmente na educação, saúde e emprego. 

 

SUJEIRA

Como já tem sido rotina em todas as eleições, as ruas dos colégios eleitorais e vias no entorno amanheceram forradas de material de campanha. Era santinho para todo lado. Em alguns pontos, não dava nem para ver o asfalto, tamanha a quantidade de material despejado pelos candidatos. Para evitar o acúmulo, o que poderia causar risco aos eleitores, a Prefeitura iniciou o recolhimento da sujeira antes mesmo da abertura da votação. E o serviço se estendeu por toda a manhã, praticamente nos quatro cantos da cidade.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments