sábado, novembro 23, 2024
INICIALCidadeFim da novela próximo: Santa Casa diz sim para proposta da Prefeitura

Fim da novela próximo: Santa Casa diz sim para proposta da Prefeitura

Um período de 12 meses de convênio, com a realização de 80 procedimentos mensais apenas pela Santa Casa, e nos quatro primeiros meses, 40 procedimentos pagos pela Prefeitura e outros 40 compensados das cirurgias já pagas e ainda não realizadas por parte do hospital. Essa foi a proposta da Prefeitura apresentada à Santa Casa de Misericórdia no início da semana visando um basta no clima de tensão e descontentamento, sobretudo por parte do hospital, após o Poder Público levar parte das 1,5 mil cirurgias eletivas para o Hospital Bom Samaritano, em Artur Nogueira.

Um acordo verbal foi fechado entre as partes, e a tendência é que o convênio seja assinado já na próxima semana, pondo fim ao imbróglio. Serão repassados cerca de R$ 1 milhão pelos serviços prestados pela Prefeitura à Santa Casa.  Atualmente, o Executivo espera a realização de 160 cirurgias ainda não feitas pela Santa Casa, mas todas devidamente quitadas.

O acordo chega pouco mais de uma semana após a audiência pública realizada na Câmara Municipal, e que serviu como pontapé inicial para a retomada das tratativas. A proposta municipal, assinada pelo prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), o chefe de Gabinete Guto Urbini e a secretária de Saúde, Rosa Iamarino, foi encaminhada primeiramente aos 17 vereadores, pouco antes da sessão ordinária de segunda-feira e, posteriormente à Santa Casa, o que causou certa estranheza por parte da Mesa Diretora do hospital.

Com o ofício em mãos, a Santa Casa não impôs dificuldades e diante de sua grave crise financeira, decidiu acatar a sugestão do Executivo, pressionado pela população e, até pelo próprio hospital, a conceder espaço visando receber as cirurgias eletivas.

Cumprimento entre Guto Urbini e Clodoaldo Santos antes de acordo, em audiência no dia 30. (Foto: Fernando Surur)

Ainda, de acordo com a proposta, transcorridos os quatro primeiros meses com a plena realização das metas e a compensação integral das cirurgias em débito, a entidade passaria a receber integralmente pelos 80 procedimentos mensais previstos até o final do convênio.

“Por imprescindível, reiteramos que o pagamento à entidade somente se dará mês a mês com a realização de todas as cirurgias contratadas para o período, primordialmente para garantir ao município e aos órgãos de controle externo que não haverá o incremento das cirurgias em débito, bem como permitir a devida compensação somente a partir da confirmação da realização das cirurgias”, relatou a Prefeitura, dentro do texto da proposta.

O valor das cirurgias será o mesmo praticado nos demais credenciamentos realizados pela Administração Municipal.

Alívio
Provedor do hospital, Milton Bonatti informou que na terça-feira, funcionários da Secretaria de Saúde estiveram na Santa Casa para o acerto dos últimos detalhes do convênio junto aos administradores e equipe médica, e que a tendência é pelo início das eletivas no hospital já a partir do próximo dia 17. “Nós vamos receber pelas 160 cirurgias o dobro da tabela SUS, então isso dá uma margem para a gente pagar as outras. Lucro, efetivamente, não sei dizer”, disse a O POPULAR.

Encontro na Câmara Municipal serviu para debater situação do hospital. (Foto: Fernando Surur)

A atenção com a população é tratada como prioridade na gestão do provedor. “A Santa Casa está aí para atender a população, ela é de misericórdia, ela é filantrópica, o meu único objetivo é a população ser bem atendida como sempre foi, desde 151 anos atrás”, salientou o provedor.

Bonatti descartou qualquer tipo de mal-estar junto ao Poder Público, prometendo uma nova relação daqui em diante. “Na minha gestão, isso não vai ter, a gente vai conversar até aparar todas as arestas. Não tenho nenhuma outra intenção que não seja amor à causa”, declarou, em tom emocionado.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments