Chegamos a mais um ano novo, 2019 chegou! E, com ele, a expectativa de um novo tempo, com esperanças renovadas e uma nova fé despertada em nossos corações.
Coincidentemente, neste ano, nossa nação experimenta um novo ciclo com mudanças ideológicas significantes. Aguardamos, todos, um novo Brasil, com melhores condições de vida.
E existe um detalhe importante a ser considerado na soma dos números que compõem esse ano. A soma 2+0+1+9=12.
Doze é o número do governo de Deus. Deus governou seu povo no passado, através de 12 tribos conhecidas, biblicamente, como as 12 tribos de Israel. Jesus escolheu 12 apóstolos para o governo da sua igreja.
O dia e a noite são governados por 12 horas e, neste ano, nosso país muda de governo. Isso, por si só, gera em nós uma esperança que é fortalecida pelo slogan do atual presidente Deus acima de tudo.
Por outro lado, consideramos o significado do número 19, que quer dizer a ordem de Deus através da justiça.
Mas, o mais importante de tudo é que o final 9 significa finalidade. Nove (9) é o último algarismo unitário, que caracteriza o fim de um ciclo. Foi na 9ª (nona) hora que Jesus morreu. MT 27:45-50.
Morrendo na hora nona, Cristo abriu o novo ciclo da salvação. O valor numérico da palavra Amém é noventa e nove (99), algo de caráter determinante e seguro!
As mulheres carregam seus bebês por nove (9) meses em seus ventres. Em MT 5:3-11 temos (9) nove Bem Aventuranças.
Mas, o melhor de tudo isso é que existem (9) nove frutos do Espírito e nove (9) dons do Espírito.
Em GL 5:22-23, a Bíblia fala de 9 (nove) frutos que são as marcas de um cristão, são eles: amor, alegria, paz, bondade, benignidade, paciência, mansidão, fidelidade e domínio próprio. Na carta aos Coríntios 12:8-11 se fala dos 9 (nove) dons: sabedoria, conhecimento, discernimento, profecia, línguas, interpretação de línguas, fé, cura e milagres. Tanto os frutos e os dons do Espirito têm e cumprem uma finalidade.
Por isso, acreditamos que este ano seja o ciclo do Espírito Santo, que virá sobre todos que desejarem e o buscarem. Somente o Espírito Santo pode governar, trazer a ordem e nos capacitar a uma vida com propósito, finalidade e paz.
Desejo um feliz Ano Novo a todos os amigos de O POPULAR.
Bispo Vilmar Dacampo
Nascido em Erechin-RS, formado em Teologia, é ex-comerciante e tem 30 anos de pastorado