
Mais rígido e ostensivo, o novo processo de fiscalização em estabelecimentos comerciais de Mogi Mirim teve continuidade ontem de manhã, atingindo comércios da região central.
Equipes da Central de Fiscalização e da Vigilância Sanitária percorreram as principais ruas da região, orientando e fiscalizando o cumprimento do decreto municipal 8.138/2020, que regulamenta o funcionamento do comércio e o atendimento às medidas sanitárias no combate à disseminação do novo coronavírus.
Fitas zebradas foram instaladas em bancos de espaços públicos do Centro por homens da Guarda Civil Municipal (GCM). O trabalho abrange as praças Rui Barbosa, Floriano Peixoto, o Jardim Velho, Francisco Alves e da Bandeira.
Todo o trabalho é coordenado pelas secretarias de Governo, Negócios Jurídicos, Segurança Pública e Saúde.
As ações realizadas ontem visam evitar aglomerações e conscientizar a população sobre a importância do isolamento social.
Com somente 48% de porcentual de isolamento nos últimos dias, de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do governo do Estado, Mogi Mirim vê uma subida dos casos positivos e suspeitos da Covid-19.
Auto de infração
Auto de infração vem sendo entregues a proprietários de comércios que não cumprem o horário estabelecido de funcionamento das 12h às 16h (determinado pela Fase 2 do Plano São Paulo através do decreto estadual 64.994/20), de medidas que visem evitar a quantidade de clientes além da capacidade estabelecida, e a forma de exposição e venda dos produtos.
O uso obrigatório de máscaras também é fiscalizado. Estabelecimentos que não respeitarem as regras poderão ser multados e até lacrados. (Da Redação)