O ser humano não vive sem flores! A máxima é tão verdadeira que basta um momento de reflexão para notar que elas permeiam, não importa quando dure, a vida de qualquer pessoa. Nasceu bebê? Flores! Quer conquistar? Flores! Vai se casar ou se formar? Flores de novo! Quer decorar? Flores mais uma vez! E até na hora da morte elas expressam tudo mesmo sem falar nada. Quietinhas elas têm o poder de manifestar todas as palavras que voz alguma é capaz de dizer…
“Independente da flor escolhida ela sempre será especial, mesmo sem qualquer bilhete, e virá carregada de mensagem, isso que é interessante”, disse Antônio Rogério Rossi, proprietário da floricultura Flor & Efeito, que já existe em Mogi Mirim há 21 anos.
Mas para chegar até as mãos de quem as merece as flores percorrem um longo caminho, como passar pelos cuidados dos floristas, profissionais especializados na arte de criar as mais variadas obras de arte. Desde arranjos para decoração, passando por ramalhetes e até mesmo uma coroa de flores as plantas recebem os cuidados dos floristas. Os arranjos podem ser de flores naturais ou artificiais, mas são executados com muito cuidado, tanta atenção, envolvimento e meiguice que até dá vontade se tornar florista qualquer dia desses. Afinal, o trabalho é todo feito em um ambiente tão cheiroso, colorido e charmoso que dá um ar tão romântico à profissão que torna impossível não se apaixonar.
No entanto, um alerta! Pode tirar o cavalinho da chuva quem pensa que o trabalho é simples, pois os floristas explicam que por conta das flores serem perecíveis, ou seja, se deteriorem com facilidade, exigem cuidados. Tanto é verdade que para preservar as flores já abrigadas nas floriculturas é preciso refrigerá-las para que durem por pelo menos uma semana.
Elas devem ficar guardadas em refrigeradores com temperatura entre 5° e 6°C. Além dessa preocupação, Antônio também disse que é preciso levar em conta fatores como as intempéries da natureza, que prejudicam bastante o trabalho e pode fazer com que o preço das flores aumente drasticamente. “No caso das noivas, por exemplo, elas observam o catálogo e orientamos se as flores escolhidas estarão disponíveis no mercado na época do evento, mas também é preciso levar em consideração as intempéries da natureza”, frisou.
Além disso, quem trabalha no segmento, além de ter técnicas e criatividade para elaborar os mais bonitos arranjos, também acaba atuando como uma espécie de conselheiro. “Tem pessoas que desabafam a vida toda até escolher o que quer levar, então tem que ser meio psicólogo”, brincou Antônio, que também disse que ter sigilo, em alguns casos, é imprescindível. “Às vezes o cartão vai ser assinatura e os clientes querem saber quem é, querem dicas e ficam ligando sem parar na loja”.
Mas, apesar dos imprevistos, ser florista compensa! Hoje, segundo os profissionais, o mercado de flores está em ascensão, apesar de ainda perder para alguns pontos do mundo. “O brasileiro dá vinte vezes menos flores que os norte-americanos e os europeus, mas a tendência é aumentar”, destacou Fátima Aparecida Fernandes, proprietária da floricultura Laços & Flores, também localizada em Mogi Mirim, e que está no mercado desde 1996.
O consumismo desenfreado é algo que pode ajudar na guinada do mercado, uma vez que atualmente por conta de maior poder aquisitivo, que possibilita que qualquer pessoa tenha o que quiser no momento que escolher, que o ato de homenagear de forma singela está voltando à tona. “Na nossa floricultura o que vende mais são os buquês de rosas com cores diversificadas, mas o campeão mesmo são as rosas vermelhas. Mas tem muitas pessoas que também vêm semanalmente comprar flores para decorar as casas, os consultórios, as lojas e as igrejas”, disse Fátima.
Tipos de flores e as cores
Apesar de as regras não estarem tão em uso, os floristas explicam que há tendências para cada época e também para presentear sexos diferentes. No caso dos homens, as flores mais escolhidas são cravos, girassóis, gérberas e orquídeas, já as mulheres preferem as rosas e as orquídeas, não tem jeito! Quanto às cores há pessoas que gostam dos arranjos monocromáticos e aquelas que preferem os mais coloridos. Varia muito, mas os profissionais estão sempre prontos para indicar as melhores opções e as tendências para cada época.