Floripa, como é conhecida a capital de Santa Catarina, é um daqueles destinos que você tem atrativos no inverno ou no verão, mas como estamos em novembro vamos falar do que temos para aproveitar no calor. Florianópolis é uma ilha com apenas uma entrada e saída para o continente. Então, prepare-se para pegar um pouco de trânsito principalmente nos horários de pico. Como é uma cidade turística e de muita importância econômica para o estado, reservar acomodações antecipadamente é sempre uma boa ideia.
A entrada na cidade já é em grande estilo, você vem paralelo à mais conhecida ponte pênsil do Brasil, a Ponte Hercílio Luz, que está passando por restauração e é sempre um belo cenário. As praias mais bonitas e descoladas estão no norte da ilha, fácil de chegar através da SC 401, uma rodovia que já virou avenida dado ao grande volume de veículos. O primeiro trecho é beirando o mar. Coisa linda de se admirar.
A mais famosa de todas as praias de Floripa é, sem dúvida, a Jurerê internacional. Praia badaladíssima, muitos argentinos, bares, casas noturnas, agitação, e uma faixa curta de areia, alguns coqueiros e um mar verde e divino. Esta é a preferida da moçada. Diversão garantida.
Quer um pouco mais de tranquilidade? Próximo de Jurerê fica a Praia Canasvieiras, mesmo estilo de praia e mar verde e calmo, porém sem toda a agitação de sua irmã menor. Casais com crianças adoram. Um pouco mais ao norte vem a Praia Mole e a Canoinha. Semelhantes a Canasvieiras, elas são bem tranquilas, sem muito agito.
Se você quer um pouco mais de emoção, ondas maiores, sua opção fica coma Praia Brava e dos Ingleses. São praias voltadas a mar aberto e com mar mais agitado. Ótimo point também para curtir um belo amanhecer. Na praia dos Ingleses, você tem à sua disposição lindas dunas, como as do Nordeste. Cenário divino.
Descendo sentido sul, você alcança a Lagoa da Conceição. É uma lagoa com 8 km de extensão, com uma boa costa e águas muito calmas. Veleiros, lanchas, caiaque… Aqui é um momento mais intimista entre você e a água. Vale a pena.
Como toda cidade litorânea, Florianópolis é rica em restaurantes que servem frutos do mar. A especialidade é camarão. Se você gosta, experimente a rodada de camarão servida no costão da lagoa. Inesquecível. Mas a cidade não vive só de frutos do mar. As opções são muitas.
Florianópolis tem muito mais atrativos, em momento oportuno traremos o que fazer lá se você for no inverno, pois esta cidade vai te receber muito bem em qualquer estação.
Erika Rodrigues e Marcos Leandro – Youtube.com/3naestrada: Facebook.com/3naestrada