sexta-feira, abril 18, 2025
INICIAL☆ Destaque 2Folgão do final de ano: nenhuma UBS abre e Saúde fica no...

Folgão do final de ano: nenhuma UBS abre e Saúde fica no CEM

Embora fique no cargo até o dia 31, a gestão do prefeito Gustavo Stupp (PDT) termina nesta sexta-feira. A partir da próxima segunda, até o dia 2 de janeiro de 2017, haverá ponto facultativo nas repartições públicas, em informação decretada pelo Poder Público em agosto. Mas, se naquele mês, a Administração Municipal havia revelado um esquema especial de funcionamento em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que atenderiam paciente de suas respectivas regiões, o plano foi descartado.

Na tarde de segunda-feira, a Prefeitura informou ao O POPULAR que nenhuma UBS ficará aberta neste período e que todo o atendimento será concentrado em um único Polo Assistencial (PA), no caso, o prédio do Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado à Avenida Adib Chaib, 1001, próximo à sede do Clube Mogiano. O PA funcionará entre os dias 19 e 23 e 26 a 30 deste mês, com funcionamento a partir das 7h às 16h. Isso quer dizer que o polo não atenderá a população nos dias 24 e 25, sábado e domingo, véspera e dia de Natal.

O Poder Público informou que no local serão realizados procedimentos de enfermagem, como curativos, retiradas de pontos, vacina, inalação, além de atendimento de suspeitas de dengue. Também haverá dispensação de medicamentos da Rede Básica de Saúde e a coleta de sangue será realizada para os pacientes que realizarem consultas e que o responsável indique a necessidade.
Durante os dias, atuarão nas unidades a equipe de enfermagem, recepção e farmacêuticos. Não haverá atendimentos de médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos.

img_8237-copia
Atendimento ficará centralizado em um único Polo Assistencial, o prédio do CEM, das 7h às 16h. (Foto: Diego Ortiz)

Como seria?
Em agosto, a Prefeitura já havia anunciado que todas as unidades de saúde não abririam neste final de ano, exceto três delas. A UBS Antônio Albejante, na zona Leste, recepcionaria os usuários das unidades Vanderlei Silva Bueno e José Antônio Seixas.

Na zona Norte, a UBS da Santa Clara atenderia os usuários das unidades do Jardim Paulista, Parque do Estado e da Santa Cruz, e na zona Sul, a UBS da Maria Beatriz ficaria com os pacientes das unidades do Jardim Planalto, Aterrado e Martim Francisco.

Atuarão em sistema de plantão a Vigilância Epidemiológica e Laboratório de Análises Clínicas e o setor de transporte.

Sem consultas e agendamentos só em janeiro
A Prefeitura afirmou que o CEM não funcionará para consultas especializadas, e que durante o folgão não serão agendadas consultas. A população deverá agendar as consultas nas UBSs mais próximas aonde residem a partir do dia 2, quando termina o recesso de final de ano.

Todo paciente deverá apresentar o número de cadastro na Saúde, ou seja, o número do SIM. Por outro lado, a retirada dos medicamentos não será comprometida, garante o Executivo, já que a Farmácia Popular funcionará normalmente.

O Pronto Socorro Odontológico estará aberto das 7h às 11h e das 12h às 16h.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments