Continuo a contar aqui, aos amigos e amigas, a história da Liga do Centro, promovida aqui em Mogi Mirim e uma das primeiras competições de futebol realizadas no interior. Após a vitória do Mogy-mirim Sport Club por 1 a 0 sobre o Mogy-mirim Foot Ball Team, a segunda rodada previa para o domingo, 24 de julho, o encontro entre Club Athletico Casabranquense, de Casa Branca, e Gymnasio Athletico Cub, de Campinas. As informações são do jornal O Mogyano, que fez ampla cobertura do campeonato. A partida foi marcada para as 12h, no estádio do Mogy-mirim Sport Club. Se deduz que o tal “ground” ficava onde hoje é a Santa Casa. Ainda não julgo ser capaz nem de confirmar nem de contestar se este pioneiro campo do hoje Sapão da Mogiana ficava, de fato, na citada área em 1904. E, com as arquibancadas lotadas para ver o confronto entre duas equipes “de fora”, o Gymnasio venceu por 5 a 0.
Já no dia 31 de julho, o estádio voltou a receber uma formação local. Mais uma vez às 12h, o Club Athletico Itapirense faria a segunda estreia diante de um Mogy-mirim Foot Ball Team já em seu segundo compromisso. Os mogimirianos foram a campo com Lalau; Araújo e Euclides; Almeida, Durval e Braz; Oliveira, Cruz, Chiquinho, Bueno e Antoninho. Na reserva, Afonso, Campos e Quinzinho.
Em campo, com grande público, ou “aspecto magnífico do ground”, como relatou o O Mogyano, uma bela festa, com torcedores locais e de Itapira. “Depois de alguns minutos de uma luta violenta, os itapirenses marcaram um gol, que foi recebido com grandes manifestações, apesar de ser um gol de acaso”, descreveu o periódico.
Elogios ao goleiro do Foot Ball Team, que por diversas vezes rebateu com felicidade a bola itapirense. “Foi um match interessante e que provou que, com mais um pouco de exercício, há de se tornar um competidor temível o primeiro time do Mogy-mirim Foot Ball Team”, definiu o jornal.
Mais tarde, no campo da Rua Ulhôa Cintra, casa do Foot Ball Team, seus segundo e terceiro quadros se encontraram em um treino, que também era destacado pelos jornais da época. Na prévia, na edição de 30 de julho do O Mogyano, as escalações.
O segundo time tinha Palhares; Guerro e Stort; Zico, Octavio e Ermiro; Souza, Luiz, Victor, Goulart e Pahim. No banco, Corrêa, Aniceto e Alvarenga. Já o terceiro time contava com Justino; Marques e Horácio; Miranda, Valêncio e Lopes; Taloni e Damião; Izaac, Christóvão e Cadette. Entre os suplentes, Abílio, Carlos e Sebastião.
Não foi relatado o histórico deste treino no jornal seguinte. De toda maneira, seguiremos com o foco na Liga do Centro e descrevendo detalhes deste torneio que, mesmo sem maiores registros, merece uma visão mais respeitada por seu aspecto histórico no interior de São Paulo. No próximo encontro, um grande duelo. Sport Club x Amparense, duas potências da época.