sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIAL☆ DestaqueForça-tarefa para a limpeza de galhos e entulhos em Mogi

Força-tarefa para a limpeza de galhos e entulhos em Mogi

Com a contratação da empresa Cidade Brasil Ltda., a Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços promete mais agilidade e eficiência na coleta de galhos e entulhos, a fim de resolver os problemas de dejetos espalhados pela cidade. O valor do contrato não foi informado pela Prefeitura.

Caminhões e máquinas da Prefeitura fazem mutirão para atender a alta demanda de lixo nas calçadas (Foto: Everton Zaniboni)
Caminhões e máquinas da Prefeitura fazem mutirão para atender a alta demanda de lixo nas calçadas (Foto: Everton Zaniboni)

A empresa contratada pelo prazo de um ano agora irá também executar, além do serviço de capinagem, coleta de galhos e entulhos, a limpeza de galerias pluviais e bueiros. No entanto, o contrato não prevê a exigência de determinado número de funcionários, mas sim de colocar nas ruas 11 equipes e em média, 20 roçadeiras mecânicas.

Caminhões e máquinas da Prefeitura fazem mutirão para atender a alta demanda de lixo nas calçadas. O primeiro deles foi feito no Residencial Floresta e um terreno localizado à Rua Campo Grande, no Mirante, também recebeu os serviços.

O novo calendário de recolha de galhos e entulhos deve ser distribuído nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, lotéricas, repartições públicas, na Gerência de Limpeza Pública e em outros lugares de grande circulação de pessoas.

 

Projeto prevê multa para descarte irregular

A Secretaria deve encaminhar nos próximos dias à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê a aplicação de multa para quem fizer o descarte irregular de lixo. Os valores ainda não foram definidos e dependem de aprovação do prefeito Gustavo Stupp (PDT).

Lançar nas sarjetas ou ruas quaisquer detritos ou objetos pode se transformar em um transtorno para o bolso do cidadão, ainda mais se for flagrado. Caberia aos Guardas Civis Municipais ou agentes de fiscalização do município a aplicação da punição, que poderiam receber determinado percentual da multa como bonificação. O departamento jurídico estuda essa possibilidade.

De acordo com o projeto, deixar lixo para coleta fora dos horários e condições estabelecidas ou não retirar o lixo em dias de chuva forte, para evitar entupimento de bueiros, também constituiriam infrações punidas com multa, assim como deixar cacos de vidros ou materiais cortantes. Caso o servidor responsável pela coleta viesse a se ferir, a multa aumentaria.

O projeto depende de aprovação da Câmara Municipal. Caso receba o aval dos vereadores, a Prefeitura deverá fazer uma campanha de conscientização e educação sobre o descarte irregular de resíduos no município.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments