A Ford apresentou, na CES (Consumer Electronics Show), a maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, EUA, suas inovações e pesquisas mais recentes para atender os crescentes desafios globais da mobilidade. Mark Fields, presidente mundial da Ford, anunciou no discurso de abertura do evento o lançamento de um novo plano da marca, o Ford Smart Mobility, para avançar na conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e “big data” (gerenciamento de grande volume de dados) por meio da inovação.
O executivo afirmou que a Ford vai realizar este ano 25 experimentos de mobilidade ao redor do mundo para testar ideias inovadoras de transporte e criar experiências melhores para o consumidor.
Áreas
“Estamos mostrando carros conectados e compartilhando nossos planos para veículos autônomos, mas nossa presença aqui na CES tem um propósito mais elevado,” disse Mark Fields. “Estamos impulsionando a inovação em todas as partes do nosso negócio para ser tanto uma empresa de produtos como de mobilidade – e, em última análise, mudar a forma como o mundo se move, exatamente como nosso fundador Henry Ford fez há 111 anos.”
A Ford também mostra na CES o SYNC 3, seu sistema de conectividade mais avançado, os veículos semiautônomos que a marca já produz e seus carros totalmente autônomos em desenvolvimento.
Experiências globais
Os primeiros passos do Ford Smart Mobility são 25 experiências – oito na América do Norte, nove na Europa e na África, sete na Ásia e uma na América do Sul. Cada experimento foi concebido para antecipar o que os clientes precisam e esperam de um ecossistema de transporte do futuro.
“Nós vemos um mundo onde os veículos falam uns com os outros, motoristas e veículos se comunicam com a infraestrutura da cidade para diminuir os congestionamentos e as pessoas compartilham rotineiramente veículos e várias formas de transporte no seu trajeto diário”, destacou Mark Fields. “As experiências que estamos realizando hoje vão levar a um modelo totalmente novo de transporte e mobilidade dentro dos próximos 10 anos.”
Foco
Os 25 experimentos têm como foco quatro megatendências globais – o crescimento explosivo da população, uma classe média em expansão, preocupações com a qualidade do ar e a saúde pública e mudanças nas atitudes e prioridades dos consumidores – desafiando o modelo de transporte atual e limitando a mobilidade pessoal, especialmente em áreas urbanas.
Catorze dos 25 experimentos são projetos de pesquisa liderados pela Ford, e 11 fazem parte do programa Innovative Mobility Challenge Series, em que a empresa convidou inovadores e desenvolvedores de todo o mundo a criar soluções para desafios específicos de mobilidade na América do Norte, América do Sul, Portugal, África, Índia, China, Inglaterra e Austrália.
Desafios
Os desafios incluíram encontrar soluções tecnológicas para encontrar vagas de estacionamento em áreas urbanas, melhores formas de se deslocar em cidades populosas e o uso da navegação e outras ferramentas para ajudar as pessoas a ter acesso a atendimento médico em áreas remotas.
A Ford também apresentou na CES seu novo sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3, mais rápido, intuitivo e fácil de usar, que será lançado no mercado este ano. Ele traz uma nova tecnologia de reconhecimento de voz, uma tela sensível ao toque mais parecida com a dos smartphones e gráficos fáceis de ler que vão ajudar os motoristas a se manter conectados. Ele tem como base a tecnologia SYNC, que já está presente em mais de 10 milhões de veículos em todo o mundo.