Os apaixonados por automobilismo que foram ao Autódromo Velocitta, nos dias 5 e 6 de agosto, não curtiram apenas a Stock Car Pro Series. Entre outras pedidas na agenda estava a BRB Fórmula 4 Brasil, um campeonato de monopostos, que lembram bastante a “prima mais famosa”, a Fórmula 1.
A competição chegou à metade da temporada no circuito de Mogi Guaçu (SP), que já era bem conhecido dos jovens pilotos da categoria. É que, em junho, eles realizaram testes coletivos no autódromo, com 1403 voltas no total das atividades e 4830 quilômetros percorridos já com o novo asfalto no local, que foi finalizado em maio.
No primeiro fim de semana de agosto, foram duas provas no sábado, 5, e outra no domingo, 6. Ou seja, haja coração acelerado! Na primeira corrida, vitória inédita de Matheus Comparatto. O líder dos rookies na temporada venceu pela primeira vez na categoria e, de quebra, confirmou o quarto triunfo entre os estreantes. Luan Lopes, que assumiu o segundo lugar logo na largada sustentou a posição até o final da bateria e Lucca Zucchini, após rodar no meio da prova, recuperou posições para completar o primeiro pódio do fim de semana, que foi composto por um representante de cada equipe do campeonato.
2ª corrida
Após marcar duas poles na classificação de sexta-feira, 4, e ser excluído por uma irregularidade no carro, Vinícius Tessaro deu a volta por cima na segunda corrida da terceira etapa. Após largar em segundo por causa do grid invertido da corrida 1, quando chegou em sétimo, o piloto de 16 anos, da equipe Cavaleiro Sports, fez uma bela ultrapassagem sobre Mateus Callejas e venceu com autoridade, com mais de seis segundos de vantagem sobre a concorrência. O resultado ajudou Tessaro a minimizar os danos e manter a liderança do campeonato.
Já na “corrida 3”, foi Comparatto que voltou a brilhar. Pole position, ele confirmou o favoritismo e venceu com muita facilidade. Álvaro Cho, da TMG Racing, chegou na segunda posição, com o companheiro Luan Lopes completando o pódio em terceiro. Fefo Barrichello e Lucca Zucchini, ambos da Cavaleiro Sports, completaram a lista dos cinco primeiros. Tessaro fez uma bela corrida de recuperação após largar em último, ganhou sete posições e terminou em sexto, colado em Zucchini na reta de chegada.
No campeonato, Vinícius Tessaro manteve a liderança com 128 pontos, oito à frente de Matheus Comparatto, vencedor de duas corridas no fim de semana e melhor estreante da tabela. Luan Lopes é o terceiro, com 114, seguido por Álvaro Cho, com 96. Mateus Callejas e Lucca Zucchini estão empatados em quinto, com 61.
Após a primeira metade da temporada, a BRB Fórmula 4 Brasil registrou cinco vencedores diferentes em nove provas disputadas. As três equipes participantes do campeonato já venceram provas em 2023. A próxima etapa da BRB Fórmula 4 Brasil está marcada para este final de semana, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO).
Crédito da foto: Marcelo Machado de Melo/Vicar