O que torna algumas pessoas mais bem-sucedidas que outras no trabalho e na vida? QI e ética são importantes, mas não é tudo. Nossa inteligência emocional – o modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas como as dos outros – pode ter um papel crítico para determinar nossa felicidade e nosso sucesso.
Segundo especialistas, existem vários tipos de inteligência. Dentre elas, a inteligência emocional é, certamente, uma das mais importantes e valorizadas no cenário profissional. Muitos funcionários são valorizados por saberem como trabalhar em equipe, lidando com outros colegas e aprendendo com os seus erros.
Se você deseja fortalecer esse tipo de inteligência para aumentar a sua capacidade de liderança, confira a seguir quatro dicas práticas que podem te ajudar:
1 – Preste atenção nas suas atitudes
Procure manter a atenção focada no seu comportamento, dentro e fora do ambiente profissional. Faça uma análise das suas próprias ações, e do modo como você trata as pessoas ao seu redor.
2 – Controle as suas reações
Procure controlar as suas respostas para o que acontece a sua volta. Preste atenção no modo como você reage a diferentes situações do dia a dia e evite tomar decisões que serão prejudiciais a você no futuro.
3 – Acredite no seu próprio potencial
Acreditar em si mesmo lhe dará forças para enfrentar os diferentes desafios com os quais você encontrará no dia a dia. Ao ser confiante, você acaba mentalizando a sua capacidade para lidar com os problemas e resolvê-los mais facilmente.
4 – Aprenda a valorizar os seus colegas
Aprenda a considerar as pessoas que estão ao seu redor. Coloque-se no lugar do outro, preste atenção nos seus colegas, tratando-os com respeito. Valorize a comunicação, pois a interação é algo fundamental, sobretudo no ambiente de trabalho.