Você já se sentiu fraco e frustrado consigo mesmo, sem forças para prosseguir? Então relaxa, você não está só nesta experiência!!! Nas páginas do Livro Sagrado (Bíblia) há diversas histórias de fracassos e fraquezas de personagens importantes.
Deus não faz questão de esconder essas fraquezas, para sempre nos lembrar que somos seres humanos, e que de fato devemos ser humano, e compreender que fraquezas não são necessariamente derrotas definitivas.
Uma das passagens mais tristes da Bíblia se deu na ocasião da crucificação de Jesus Cristo, em que um dos mais importantes integrantes do seleto grupo de escolhidos de Jesus o negou vergonhosamente.
Este acontecimento está narrado em Marcos 14:66-72. Pedro havia sido avisado de sua fraqueza, mas a princípio não acreditou que isso seria possível. Jesus disse: “Antes que o galo cante, me negarás três vezes” – Lucas 22:31.
Naquela ocasião Pedro respondeu: “Irei contigo, à prisão e até a morte”. Todos nós conhecemos a história. Tudo aconteceu como Jesus previu!
A negação de Pedro não foi omitida nas páginas da Bíblia, pois diferente dos homens que insistem em esconder suas fraquezas, Deus insiste em revelá-las. O motivo para qual ele faz isso é para manifestar seu poder e graça em nossas fraquezas. Pedro precisava conhecer as vulnerabilidades de sua alma, que ele desconhecia. E foi diante de um confronto, de uma crise, que ele descobriu que era um ser… humano!
Nos dias de hoje vemos uma crise mundial devido à pandemia do novo coronavírus. Ficou claro como o mundo se mostrou fraco diante dos desafios presentes. Chefes, governos e poderosas nações se curvaram sem saber o que fazer. Cada um de nós verá surgir certas fraquezas diante de grandes crises e, é aí, que surge a pergunta: “Como transformar tais fraquezas em forças”?
Há pelo menos três atitudes que Pedro tomou para recuperar sua auto confiança e ter de volta o desígnio que havia lhe sido dado por seu mestre. Tais atitudes estão descritas no texto de Marcos 15:72 – Cantou o galo, e Pedro lembrou-se da palavra que Jesus tinha dito, retirou-se dali e chorou. A primeira coisa foi trazer a lembrança a palavra de Jesus. Isso sempre nos restaurará!
A segunda atitude que tomou foi sair do lugar da negação, pois naquela hora se encontrava juntos aos zombadores e inimigos do seu mestre. Há lugares que desencadeiam nossas fraquezas e devemos sair deles. A terceira coisa foi arrepender-se (chorou). O arrependimento quer dizer mudança de atitude. Pedro reconheceu suas fraquezas e retomou sua missão sendo um dos maiores homens que já pisaram nesta terra. Hoje o conhecemos como o Apóstolo Pedro.
Que o leitor de O POPULAR não se entregue por causa de certas fraquezas, mas transforme-as em oportunidades de manifestação da força divina.
Com Carinho – Vilmar Dacampo