A temporada já começou. Após o recesso de final de ano, os nadadores da Free Play Sejel retornaram às atividades nos últimos dias. A segunda-feira, 6, marcou a volta dos atletas do chamado “Treino B”, que inclui perfis de iniciação em competição.
Já o “Treino A”, que são aqueles que estão mais inseridos na performance de competição, retornou na segunda, 13. “Ambas as turmas são formadas por atletas, não são iniciantes na natação, mas sim em competição. Esta é uma divisão importante, já que etapas são naturalmente necessárias para a evolução de todo nadador”, explicou Ricardo Antônio Martiniano.
O coordenador técnico da Free Play se mostrou satisfeito com a forma com que os atletas voltaram, sendo que muitos, apesar do período de descanso e de curtir as festividades de final de ano, se mantiveram em boa forma. Agora, é hora de seguir o planejamento para o desenvolvimento de cada um em seus aspectos técnicos e físicos visando os campeonatos do primeiro semestre.
Os desafios começam com os torneios regionais da 2ª Região da FAP (Federação Aquática Paulista). Eles servem não só para o clima de competição, como os índices obtidos nestes eventos resultam em vagas nos principais objetivos da temporada, que são os campeonatos estaduais e nacionais. Outro ponto importante para a temporada são as mudanças de categoria. Em 2025, por exemplo, Ana Clara Brito Vidolin, uma das mais vitoriosas atletas da equipe no ano passado, deixa a infantil e passa a disputar a Juvenil 1 (nascidos em 2010).
Pela tabela de classes/idades da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) para 2025, a categoria pré-mirim será composta por atletas nascidos em 2017, 2018 e 2019, seguindo com mirim 1 (2016), mirim 2 (2015), petiz 1 (2014), petiz 2 (2013), infantil 1 (2012), infantil 2 (2011), juvenil 1 (2010), juvenil 2 (2009), júnior 1 (2008), júnior 2 (2007 e 2006) e sênior (2005 em diante).
O compromisso da Academia Free Play Sports com o desenvolvimento desses talentosos atletas é apoiado pela Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, através da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), uma parceira e patrocinadora importante do nosso projeto, além de empresas locais como Ótica Líder, Sucos Alvorada, Macaúbas Eco Restaurante, Amazonas Sucos Naturais, Hotel São Paulo Itapira e SAV Peças e Manutenções de Equipamentos e RS4, além de parceria com o Clube Mogiano.