sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Capa EsporteFree Play/Sejel encabeça retomada com torneio em Bauru

Free Play/Sejel encabeça retomada com torneio em Bauru

A equipe Free Play/Sejel de natação retorna às competições neste final de semana. Após pouco mais de seis meses depois da suspensão de todos os eventos da modalidade, por conta da pandemia de Covid-19, a primeira disputa presencial programada pela Federação Aquática Paulista (FAP) será o Torneio Re Início de Natação.

O campeonato foi agendado para o próximo sábado, dia 3 de outubro, na Arena ABDA, em Bauru. O aquecimento terá início às 12h e as provas a partir das 14h. A Free Play inscreveu 13 competidores para o torneio. Cada um deles nadará três provas. Bárbara Cecato Barboza (categoria sênior), nadará os 100 e 200 metros nado peito e os 400 nado livre. Breno Baumann Poli (júnior 1) vai competir nos 50, 100 e 200 livres.

Para Caio Francatto Laudares (júnior 1), os desafios serão em provas de 200 metros, nos estilos costas, medley e peito. Esta será a mesma distância nas disputas em que Conrado Coradi Lino (sênior) brigará por medalhas. Ele nadará nos estilos livre, peito e medley. Gustavo Francatto Silva (júnior 2) vai nadar os 100, 200 e 400 livres.

Já as provas de 50, 100 e 400 livres serão os desafios de José Augusto Guarnieri Coser (júnior 1). Leonardo Toledo Adorno (juvenil 2) e Lucas Sabino Guilherme (juvenil 1) cairão na água nos 100 e 200 borboleta e também nos 200 medley. Murilo Cecato Barboza (sênior) e Samuel Ferla Iamarino (júnior 1) nadarão os 50 livres e os 100 e 200 nado peito.

Sílvio Rafael da Silva Júnior (júnior 2) vai para a disputa nos 50 e 100 metros nado livre e nos 100 peito. Para Tomas Coradi Lino (sênior), briga por medalhas nos 50 livres, 100 costas e 100 medley. Já Yuri Tosta (sênior) vai para a piscina disputar pódio nos 200 peito e nos 100 e 200 medley.

Entre os 13 atletas inscritos pela Free Play, cinco pertencem à categoria sênior, ou seja, que completam 20 anos ou mais em 2020 (nascidos a partir de 2000). Outros seis estão na categoria júnior, que possui uma subdivisão.

Assim, quatro estão na júnior 1 (nascidos em 2003) e outros dois estão na júnior 2 (nascidos em 2001 ou 2002). No caso, ambos da júnior são de 2002. A Free Play ainda vai a Bauru com um atleta na juvenil 2 (nascido em 2004) e outro na juvenil 1 (nascido em 2005).

Última vez
A última vez em que a equipe Free Play/Sejel esteve em uma competição em 2020 foi no dia 7 de março, no clube Gran São João, em Limeira. Uma delegação com 19 atletas participou do Torneio Regional Petiz a Sênior, válido pela 2ª Região da FAP. Foram registradas 32 medalhas, com 12 ouros, 10 pratas e 10 bronzes.

Ainda foram obtidos oito quartos lugares e quatro quintos lugares. No total, das 76 quedas na água que a equipe registrou em Limeira, 65 terminaram com presença no chamado Top 10. A Federação Aquática Paulista suspendeu, a partir do dia 16 de março, todos os eventos realizados pela entidade.

Gradual
O coordenador técnico da Free Play, Ricardo Antônio Martiniano, explicou que a equipe paralisou suas atividades em meados de março, assim que houve determinação neste sentido por parte das autoridades. O único atleta que se manteve com uma espécie de manutenção foi Conrado Coradi Lino, que é seu sobrinho e frequentou a piscina de sua casa para os exercícios.

“Assim que houve a mudança de colocação de Mogi Mirim no Plano São Paulo, voltou a equipe inteira. Fizemos este trabalho de forma escalonada, dividindo a equipe dentro da quantidade limite para horários diferentes e respeitando também o limite de capacidade”, frisou Martiniano. Para este primeiro campeonato após pouco mais de seis meses de paralisação, o técnico destaca que espera o melhor possível.

“Apesar de estarmos em uma fase de trabalho de base, entrando com força e o pessoal ainda mais pesado, mais cansado, sempre esperamos o melhor. É hora de superação, até porque teremos uma viagem longa, de três horas e meia até Bauru. Mas, sem problemas. Espero resultados positivos”.

Para Martiniano, o peso principal do Torneio Re Início será mental. É um momento de reencontrar um torneio após um intervalo incomum e dar start na temporada. “Este é o recomeço e o peso importante agora é psicológico. É ver como irão se portar psicologicamente, depois tecnicamente e só aí fisicamente”, destacou.

Torneio
O espaço da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) receberá um limite de 300 atletas no sábado, 3.
Aberta para todas as delegacias regionais, a disputa também poderá reunir equipes convidadas de outros estados, desde que estas obtenham a autorização de sua respectiva federação.

O campeonato reunirá atletas da categoria petiz (nascidos em 2009) até a sênior (nascidos de 2000 em diante). Serão realizadas 12 disputadas diferentes tanto para o feminino como para o masculino. O programa de provas terá início com as mulheres nos 200 livres de petiz a sênior e será concluída com os 400 livres de juvenil a sênior, primeiro também com as mulheres e depois com homens. Cada atleta poderá participar de até três provas no evento.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments