No universo fitness é supercomum que se preconize o exercício aeróbio em determinados percentuais da Frequência Cardíaca máxima (FCmax) com intuito de otimizar o gasto de gordura no exercício. Ou seja, é bastante frequente a ideia de que para emagrecer o ideal é praticar exercícios aeróbios mantendo o ritmo de batimentos do coração na casa de 60 a 70% do máximo.
Repare nos aparelhos ergométricos, como esteira ou bike, pois a maioria determina que existe um zona de “fat burn” (queima de gordura) em relação à idade do praticante. Isso leva a crer que se os batimentos cardíacos estiverem dentro do patamar estipulado para a idade, mais eficiente será o treino para emagrecer.
Contudo, os fabricantes dos aparelhos se baseiam em estudos que demonstram um gasto percentualmente maior de gordura em determinadas zonas. Isto ocorre, de fato, mas destaquei o percentualmente devido ao fato de que analisar tal, sem analisar o total de gasto, está equivocado, afinal neste exato momento em que você está lendo o jornal, o percentual de gordura utilizado como substrato energético é praticamente 100%.
Isso mesmo, praticamente toda a energia que seu corpo está utilizando agora vem da gordura! Ótimo, então ficar parado é o ideal para emagrecer!? Não é bem assim…
Atividades mais intensas apresentam percentual menor de utilização de gordura durante o exercício, mas o total de gordura gasta é maior. Exemplo: treino na zona de fat burn utilizou 60% de gordura de um total de 100 calorias, enquanto um treino mais intenso utilizou “apenas” 40% de gordura de um total de 300 calorias. Logo, o segundo queimou o dobro de gordura que o primeiro.
Porém, não é todo mundo que deve iniciar a prática de treinos intensos. Avaliação cardiológica e ortopédica, além de orientação de educador físico, são essenciais para manter a segurança e alcançar os objetivos almejados. Segurança é a chave para treinar com sucesso, só não vale ficar parado!
Luís Otavio Bueno de Toledo é personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim)
E-mail: [email protected]