O Ginásio Wilson Fernandes de Barros, o Tucurão, estará aberto a partir da meia-noite do dia 27, madrugada de terça para quarta-feira até às 3h, para os interessados em jogar futsal. Trata-se de uma atração especial do Dia do Desafio preparada pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura. Neste ano, Mogi Mirim vai enfrentar Sayaxché, da Guatemala, na quarta-feira, no evento que confronta cidades de diferentes países em busca da obtenção de maior porcentagem de adesão da população à prática de exercícios físicos entre 0h e 21h.
O Sejel programa um rachão de futsal no sistema de times aguardando 10 minutos ou dois gols para entrar em quadra e encarar a equipe vencedora. Os times serão formados na hora, com funcionários da secretaria ajudando a separar as equipes. O apoio da Guarda Municipal na madrugada será solicitado.

A participação no Dia do Desafio, que é promovido pelo Sesc em parceria com Prefeituras, aceita a prática de qualquer tipo de atividade como caminhadas, exercícios ou alguma modalidade esportiva. Em seguida, o participante deve comunicar a atividade à Prefeitura do município entre 7h e 20h pelos telefones 3814-2194, 3814-2195 e 3814-2196 ou pelo Whatsapp 9-9134-9593. A comunicação da participação de um grupo pode ser feita por um representante indicando o número de envolvidos.
Atividades
Além do futsal, a Prefeitura programa uma série de atividades com estudantes de escolas municipais e alunos de diversas modalidades esportivas oferecidas pelo Sejel. Entre as atividades estão voleibol na Faculdade de Tecnologia (Fatec) Arthur de Azevedo, ginástica rítmica e handebol no Ginásio da Vila Dias, futebol de base no Tucurinha, atletismo no Complexo Lavapés, ginástica da terceira idade no CRAS Norte, ginástica corporal na Paróquia Santa Cruz e Chácaras Sol Nascente, dança de salão no Centro Cultural, basquete no Tucurão, atividades no Pró-Idoso e jiu-jitsu na Brinquedoteca. Também haverá atividades, como caminhada e lian gong, em locais como Praça Rui Barbosa e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Números
Em 2014, Mogi Mirim registrou 34.006 participantes, o equivalente a 39% da população da cidade. Com o resultado, venceu Laguna, de Santa Catarina, que registrou 10.560 adesões, o equivalente a 20% da população. Em 2013, Mogi perdeu para Acaraú, do Ceará. Na ocasião, teve 35,10% de participação contra 88% da cidade cearense.
A definição das cidades adversárias no Dia do Desafio de 2015 ocorreu no dia 12, em evento no Sesc Jundiaí. No total, 3091 cidades de 22 países estão inscritas nesta edição. O Dia do Desafio integra a campanha Move Brasil, que busca ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país.
No evento de apresentação participaram nomes como Beletti, ex-jogador de futebol, Dante, atleta de vôlei, Helinho, do basquete, e Maik Santos, do handebol, que falaram sobre a importância do esporte. O lançamento contou com intervenções esportivas e show de Paula Lima.