Uma voçoroca em área de mata ciliar, existente ao fundo de uma propriedade rural localizada no bairro rural do Brumado, servia de cemitério clandestino de animais. O local foi descoberto pela Guarda Civil Municipal no início da tarde desta quinta-feira, 10, após receber uma denúncia anônima. Uma clínica veterinária de Mogi Mirim foi apontada como responsável pelo descarte dos animais mortos. A médica veterinária que responde pela clínica foi levada para depoimento à Delegacia de Polícia.
A denúncia foi encaminhada diretamente para o GCM Manoel Palomino, que trabalha com a causa animal. O denunciante disse que flagrou na quinta-feira, inclusive com filmagem, um carro entrando na propriedade rural, parando bem ao fundo do terreno e descartando sacos plásticos na voçoroca. Segundo ele, dentro dos sacos havia animais mortos. O veículo, inclusive, tinha a identificação da clínica.
Os gcm’s apuraram com o denunciante que o descarte de cães e gatos mortos era um serviço oferecido pela clínica a seus clientes. Ela cobrava um valor, de acordo com o peso do animal. Os ‘pets’ seriam coletados por uma empresa especializada para essa finalidade. No entanto, eles eram ensacados, etiquetados e guardados em um freezer até serem levados para a propriedade, que pertence à família da médica veterinária responsável pela clínica.
Juntamente com o gcm Willian, Palomino foi até o local indicado na denúncia. Trata-se de um sítio em estado de abandono. Da porteira de entrada até a mata ciliar onde o cemitério funcionava, são cerca de 600 metros de distância. Bem próximo à margem, enroscado em árvores e arbustos, eles encontraram dois sacos pretos com animais mortos etiquetados com informações sobre o tipo de animal, peso e causa e data da morte. Eles decidiram ir até o fundo do local, a uns 10 metros de profundidade, onde há uma nascente de água, e encontraram vários sacos pretos com animais mortos.
Um homem esteve pela propriedade e se apresentou como testemunha, confirmando que a prática já ocorria há um bom tempo. Com a identificação da clínica pelo denunciante, outra viatura da GCM esteve no estabelecimento e localizou a veterinária responsável. Ela foi levada para a Delegacia para prestar esclarecimentos.
Instituto de Criminalística, Bombeiros, Vigilância Sanitária e Centro de Zoonoeses estiveram no local para os trabalhos periciais. A Vigilância esteve na clínica para uma fiscalização e encontrou medicamentos vencidos. A Polícia Civil vai instaurar inquérito.