Cada vez mais os municípios têm se dado conta de que o problema das drogas já deixou de ser uma questão apenas de segurança pública. A necessidade agora é que os setores de saúde, assistência social e educação atuem junto com as forças policiais para coibir a venda e o consumo dos entorpecentes. Para isso, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi Mirim está organizando um evento que acontecerá no dia 27 deste mês para formar uma Rede de Políticas Públicas Sobre Drogas.
De acordo com o comandante da corporação, Paulo Henrique d’Oliveira Machado, esta semana houve um encontro com a assessora técnica da Rede Paulista, Edeli de Almeida, e com o coordenador e secretário de Assistência Social da cidade de Socorro, Franks Prado, para acertar detalhes do evento na cidade.
A reunião será realizada na Estação Educação, e será aberta a todas as secretarias da Prefeitura de Mogi Mirim e interessados que atuem nas prefeituras da região. “Queremos estabelecer políticas sobre como lidar com os usuários e com os familiares, que são atingidos diretamente pelo consumo”, explica.
Um dos organizadores do evento, o guarda William Silvério, explica que é muito importante que as secretarias se unam para trabalhar objetivos em comum e trocar informações sobre o tema. “Na área da educação, por exemplo, se as crianças e adolescentes forem educados desde cedo sobre os prejuízos que o mundo das drogas traz, no futuro teremos menos usuários e, consequentemente, menos traficantes”, afirma.