A General Motors do Brasil divulgou na terça-feira um recall de 410 unidades do Agile e 5.092 unidades da Montana, modelos 2014 e 2015. A Mercedes-Benz também comunicou recall de caminhões e chassis para ônibus por problema no freio do eixo traseiro. Segundo o Procon-SP, não há prazo limite para atendimento e se o consumidor enfrentar alguma dificuldade para ser atendido pela empresa, deve procurar o órgão de defesa do consumidor.
GM
Veículos Agile e Montana, modelos 2014 e 2015, precisam de substituição do airbag frontal do lado do motorista. Segundo a GM, foi detectada a possível montagem incorreta de um componente no airbag frontal do lado do motorista, o que compromete a vazão do gás para o interior da bolsa, além de causar o confinamento indevido do gás no interior do gerador de gás do mesmo.
Nestas condições, informa a GM, há risco do airbag não deflagrar podendo causar lesões graves em especial na cabeça e na parte superior do corpo do motorista. Também pode ocorrer o rompimento súbito do gerador de gás do airbag, expelindo fragmentos para o interior do veículo, com possibilidade de causar lesões graves ao motorista e aos demais ocupantes.
Os proprietários dos veículos Chevrolet Agile, modelos 2014, fabricados de 14/11/2013 até 17/12/2013, com números de chassis de ER147038 a ER163227, e Chevrolet Montana, modelos 2014 e 2015 fabricados de 1º/11/2013 até 27/6/2014, com números de chassis de EB204869 a FB119056a, devem entrar em contato com a rede de concessionárias ou oficinas autorizadas.
Para agendamento e mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800-702-4200 e o site www.chevrolet.com.br.
Mercedes-Benz
A empresa convocou os proprietários dos caminhões 815 Accelo e 915E e chassis para ônibus LO 916, fabricados de fevereiro a junho de 2014, a comparecerem a uma concessionária ou oficina autorizada para verificar e, se necessário, substituir os elementos de fixação do suporte de freio no conjunto carcaça do eixo traseiro.
No comunicado, a empresa informa ter constatado que a rosca de fixação do suporte de freio do conjunto carcaça, fabricado pela Dana de México, pode estar fora dos parâmetros de tolerância. Nestas condições, em casos extremos, pode ocorrer a soltura do conjunto freio do eixo traseiro e a consequente redução do potencial de frenagem do veículo, podendo ocasionar acidentes e danos físicos aos ocupantes do veículo e terceiros.
Os modelos envolvidos são os caminhões 815 Accelo e 915E chassis (não sequenciais) de 9BM979028ES022622 até 9BM979726EB967069 e os chassis de ônibus LO 916 chassis (não sequenciais) de 9BM979277EB950161 até 9BM979277EB967689.