sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosGerações dos últimos 80 anos – N° 717

Gerações dos últimos 80 anos – N° 717

Estudando o comportamento dos jovens nos últimos 80 anos, sociólogos criaram cinco categorias: Geração Baby Boomer, Geração X, Geração Y ou Millennials, Geração Z e Geração WhatsApp.

Geração Baby Boomer
Compreende os nascidos no período de 1940 a 1959. São aqueles que ainda enfrentavam o período pós-guerra, quando das velhas tecnologias, sem os eletrônicos ou os modernos sistemas de comunicação, usando práticas manuais como: telefones fixos, rádios capelinha ou de pilhas, máquinas de somar ou de escrever, jornais e revistas feitos com componentes manuais de chumbo… Atualmente tem dificuldade de entender e absorver modernismos.

Geração X
São aqueles nascidos no período de 1960 a 1979. Voltada para o diálogo, mas também com dificuldade de enfrentar e absorver informações dos mais jovens, de entender as modificações e tecnologias do cotidiano.

Geração Y ou Millennials
Nascidos no período de 1980 a 1994. São focados no campo das ideias e no “eu”. São exigentes, pedindo mudanças nas políticas sociais, de marcas e abastecimento. Preocupam-se com a alimentação sadia e mais barata, com a desigualdade social, desemprego e salários baixos.

Geração Z
Nascidos entre 1995 e 2010. São mais práticos que a geração Millennials, anterior. Preocupam-se em ouvir diferentes opiniões e tomar decisões de maneira aberta e franca. São impacientes nas questões de trabalho e com dificuldade de conseguir emprego ante a exigência anterior. Entretanto possuem facilidade de trabalhar com tecnologia e inovação, com análises crítica e pensamento ágil. A Geração Z define o mundo ideal como equitativo, diversificado, com justiça e empregos sustentáveis. Adotou o termo Cringe para designar a Geração Millennials chamando-a de vergonhosa, constrangedora e ridícula.

Geração WhatsApp
É a mais nova das gerações. Nascidos entre os anos de 2011 e 2021. Tem no uso da Internet e das redes sociais sua base nas informações de todo o tipo, bastante influenciados pelos atuais problemas sociais e políticos. Por causa de sua tenra idade, enfrenta os perigos das Fake News com dificuldade para entender o certo e o errado. A pandemia atual está sendo nociva para seus estudos, online e não presenciais, devendo ocasionar problemas futuros de aproveitamento escolar.

Observação
A palavra Cringe é do vocabulário inglês, significando “bajulador, servil”, mas a Geração Z adotou-a com o significado para eles de “vergonhoso, ridículo ou constrangedor”, para designar a Geração Millennials. Em meados do Século XX existia a expressão BOKO MOKO, significando “Ridículo, ultrapassado”, muito usada pelos Baby Boomer.

Preceitos Bíblicos
“Disse Jesus: Amai a vossos inimigos, fazei o bem aos que vos aborrecem, bendizei aos que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. E dê auxílio a qualquer que te pedir. Amai, pois, a vossos inimigos e fazei o bem. Emprestai sem nada esperar e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.” (Lucas 6, 27-30-35)

Mensagem aos meus leitores
No sábado, dia 25, comemora-se o Natal, quando há dois mil e vinte e um anos nascia um menino que viria a mudar o mundo, nos redimir do pecado e nos indicar o caminho da salvação eterna e demostrando seu imenso amor pela humanidade ao sacrificar-se na cruz por vontade divina. O NATAL é um dia de reflexão, de agradecimento ao Deus Criador e a seu divino filho, Jesus. Desejo a todos os meus leitores, amigos, colegas, familiares e mogimirianos um FELIZ NATAL!

Na década de 1950, os bancários de Mogi Mirim reuniram-se para uma partida amistosa de futebol entre Funcionários dos bancos Moreira Salles, Comercial, Nacional da Cidade de São Paulo e Caixa Econômica. A partir da esquerda, o gerente do Moreira Salles, Alfredo de Oliveira Santos, Roberto Stabile, Álvaro Miranda (Podão), Solon da Costa Dias, José Vaz de Camargo, Amadeu Scomparim, João Fernandes e Paulo Moura. Agachados: um funcionário do Comercial, René Bertolazzo, Cesar Cerruti, Renato Albano, Silvio Fernandes e dois funcionários do Moreira Salles.

Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos

Pontos de venda em Mogi Mirim

– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso

Pontos de venda em Mogi Guaçu

– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments