sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque EsporteGiovana Barbosa é campeã no Paraguai

Giovana Barbosa é campeã no Paraguai

A mogimiriana Giovana Schincariol Delatorre Barbosa sagrou-se campeã da etapa Paraguai do Circuito Cosat (Confederação Sulamericana de Tênis). O Mburucuyá Bowl aconteceu entre os dias 17 e 24 de abril, em Lambaré. A atleta do Clube Mogiano, treinada por Caio Romero, saiu com o título de simples na categoria sub14 no feminino.

Giovana estreou na primeira rodada vencendo, na segunda-feira, 19, a paraguaia Maria José Vega Grünfeld. A mogimiriana fez 2 sets a 0 com parciais de 6 x 1 e 6 x 0. Na segunda rodada, encarou Catalina Delmás Schaerer, também do Paraguai. O confronto ocorreu no dia 21 e a brasileira, mais uma vez, saiu sem sets perdidos: 6 a 3 e 6 a 2.

O resultado a credenciou para as quartas de final da competição. Na quinta-feira, 22, ela venceu a paraguaia Fiore Rojas por 2 sets a 0, com um 6 a 0 e 6 a 1. Na semifinal, duelo com a boliviana Emilia Bustillos, na sexta-feira, 23. No primeiro set, vitória apertada, por 7 a 5. Já no segundo, um novo 6 a 1 colocou a mogimiriana na grande decisão.

A final ocorreu na quadra 11 do complexo esportivo, sendo realizada na manhã de sábado, 24. Giovana encarou uma das anfitriãs, Victoria López Ocampos. No primeiro set, vitória da brasileira por 6 a 3. Já no segundo set, vitória com um pneu, ou seja, 6 a 0.

A atleta do Recanto também havia disputado o torneio de duplas, ao lado da boliviana María Paula Ortiz Peres. Elas estrearam com vitória por 2 sets a 1 sobre as brasileiras Giovanna Macedo Diniz e Maria Paula Augusto Pittigliani. Na segunda rodada, novo 2 sets a 1, desta vez diante das paraguaias Ana Julieta Lopez Ocampos e Fiore Rojas. Porém, nas quartas de final, a dupla foi superada pelas brasileiras Ana Maria Coelho Ramos e Helena Piquet, por 2 sets a 0.

Superação
Entre as competições internacionais disputadas por Giovana em 2021, este foi o primeiro título. De 27 de fevereiro a 6 de março, a mogimiriana esteve no Banana Bowl, em Criciúma (SC). Na chave de simples feminina, ela foi derrotada pela argentina Sofia Eva Gatti.

Antes, porém, de 2 a 9 de janeiro, na primeira etapa do Circuito Paulista de Tênis, foi campeã na categoria simples e de duplas na sub14. Já em julho, Giovana foi semifinalista de simples e campeã brasileira de duplas na categoria 14 anos, em Brasília. Além de Giovana, Anita Portes também tem se destacado em competições da modalidade em 2021. Ambas estão superando adversidades, como a pandemia.

“Elas continuaram treinando durante todo este período, buscando sempre se adequar ao momento. O clube fechou e fomos treinar numa quadra particular, rodamos as cidades da região para prosseguir em busca dos objetivos atuais da temporada”, contou Romero, técnico de tênis no Recanto. “Tiveram alterações de datas, restrições de entrada de brasileiros em alguns países. Foram muitos obstáculos, mas, com muita resiliência, estas meninas vêm passando por todas estas situações.

Tem mais
No dia 24 de julho, teve início outra etapa sulamericana no Paraguai. O Lambaré Open acontece até domingo, 1º de agosto. Ela estreou na segunda-feira, com um duplo 6 a 1 diante da paraguaia Mía Valentina Mora da Silva. Já nas duplas, a mogimiriana está atuando ao lado de Victoria López Ocampos, que perdeu para ela na final do Mburucuyá Bowl. Na primeira rodada, também dia 26, Giovana e Victoria venceram Zoe Doldan e Maria José Veja Grünfeld, ambas do Paraguai, por 2 sets a 0 (6 a 2 a 6 a 0).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments