domingo, abril 20, 2025
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Golpistas se passam por funcionários e lesam clientes

No início desta semana pelo menos três vítimas registram boletins de ocorrência relatando golpes ao receberem ligações telefônicas, em que o interlocutor se passava por gerente ou funcionário da instituição à qual a vítima possuía conta.
Uma das pessoa, uma mulher de 60 anos, moradora da Zona Norte, sofreu um prejuízo de R$ 30 mil. Ela, muito nervosa, ao perceber o golpe esteve na delegacia e relatou a ação criminosa.
A mulher contou que estava em sua moradia, quando, no período da tarde, recebeu uma ligação telefônica de uma pessoa que se dizia funcionária da instituição financeira à qual possui conta e, este informava, que seus cartões haviam sido clonados, sendo que seria necessário fornecer a senha para o bloqueio dos cartões.
O golpista acrescentou que um oficial de justiça estaria indo até a casa para retirar os cartões e o chip do aparelho celular, para que o bloqueio fosse concluído. Após seguir toda a orientação do até então funcionário bancário, a mulher se deu conta que havia sido vítima de um golpe, sendo feitos transações em sua conta no valor de R$ 30.000,00. Segundo suas informações, foi detectado que a ligação foi originada de um DDD 011.
Outra vítima foi um aposentado de 91 anos, morador da região central, que recebeu uma ligação na linha fixa instalada em sua residência. Ele teve um prejuízo de R$ 8.500,00, o qual não foi maior, pois o sistema de segurança do banco em que possui conta, desconfiou da movimentação e fez o bloqueio. Segundo o aposentado, os golpistas fizeram contato telefônico, fazendo se passarem por funcionários do sistema de segurança, informando que estariam sendo realizadas compras suspeitas em seu cartão de crédito e da conta corrente. O interlocutor orientou para que telefonasse para a central dos cartões, pelo serviço do 0800 e seguisse as orientações.
Nesta ligação, a atendente informou que seria necessário digitar no teclado telefônico a senha dos cartões supostamente fraudados e posteriormente cortá-lo e colocá-lo em um envelope, pois um motoboy iria realizar a retirada. Sendo que após 15 minutos, o motoboy chegou e realizou a retirada.
Momentos mais tarde, a vítima, cismada, acabou novamente ligando para o mesmo “0800”, que está impresso no verso do cartão, relatando o ocorrido, sendo surpreendido ao receber a informação de que não possuíam o serviço de motoboy e nem o trâmite mencionado pela vítima. Até o momento desta segunda ligação, os golpistas já haviam realizado diversas movimentações.

Digital
A terceira vítima, um técnico em informática de 31 anos, morador do Jardim Silvânia, foi lesado em R$ 409,65, ao receber uma ligação suspostamente de um funcionário do sistema de segurança da instituição financeira digital a qual possuía conta.
O homem contou que ao receber a ligação, o interlocutor se dizia funcionário da instituição e que haviam sido detectadas tentativas de acesso a sua conta, sendo necessário o recadastramento da senha através do aplicativo.
A vítima informou a polícia que não desconfiou do golpe, pois a ligação telefônica era originada de um número do banco e que enquanto aguardava o prosseguimento do atendimento, ouvia o jingle publicitário do banco. A ação criminosa só foi descoberta após a vítima realizar todo o procedimento o qual foi orientado e ao desligar a chamada, recebeu uma notificação em seu celular, informando de uma transferência feita.
Este tipo de golpe vem crescendo de forma assustadora, mas a Polícia sempre orienta para que nestes casos, a vítima não siga as orientações dos interlocutores e, imediatamente façam contato com a instituição financeira, a qual possui conta ou cartões.

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