Nada de volante, nem de acelerador ou freio: a gigante americana da Internet Google começou a construir seus próprios veículos elétricos sem motorista, dos quais pretende fabricar uma centena de protótipos.
O Google trabalhava até agora equipando automóveis de fabricantes japoneses para dar-lhes autonomia, mas esta é a primeira vez que a empresa californiana anuncia a construção de seus próprios carros.
“Se tudo sair bem, poderíamos lançar um pequeno programa piloto aqui na Califórnia nos próximos dois anos”, informou o grupo em seu blog, ao mesmo tempo em que a empresa apresentava um protótipo na noite Da última terça-feira. O design deste pequeno Google Car elétrico é uma espécie de híbrido entre um Fiat 500 e um Smart. “Foi muito estimulante começar de um papel em branco e perguntar: O que deveria ser diferente para este tipo de veículo?”, lembrou o diretor do projeto Google Car, Chris Urmson.
Com vidros amplos, este carro de dois lugares não terá “volante, pedal de acelerador, nem pedal de freio, porque não precisa deles. Nossos software e nossos sensores fazem todo o trabalho”, garantiu o Google, que pretende fazer testes nos próximos meses com motoristas munidos de um controle manual.
O Google quis fabricar um carro “bonito”, que visto de frente parece sorrir com dois faróis que parecem dois grandes olhos. O veículo é coroado com uma pequena torre no teto, equipada com múltiplos sensores e laser que lhe permitem captar o que os cerca e, assim, “dirigir-se” sozinho. Uma câmera instalada no capô controla também o que acontece à frente. Mas o desenho do protótipo do Google Car também foi pensado para os pedestres: ao invés de um para-choques, tem uma grade suave e o para-brisa pode ser deformado em caso de colisão, reduzindo o risco de lesões.
A velocidade máxima dos protótipos não passará dos 40 km/h. “A razão pela qual estou tão entusiasmado em relação a estes protótipos e ao nosso projeto de veículo autônomo em geral é que temos a possibilidade de mudar o mundo que nos cerca”, disse Sergey Brin, um dos fundadores do Google.
Em meados deste mês a empresa californiana, que desenvolve este projeto há cinco anos, apresentou um Lexus sem motorista. O Google afirmou ter superado alguns obstáculos encontrados na condução dentro da cidade.