sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoGostaria de ser voluntário e ajudar sua comunidade a se tornar ainda...

Gostaria de ser voluntário e ajudar sua comunidade a se tornar ainda melhor?

Sexta-feira, dia 28 de agosto, foi comemorado em todo o território nacional o Dia do Voluntariado que, de acordo com os dicionários, é aquele que ajuda o próximo sem exigir nada em troca. Em Mogi Mirim, para quem não sabe, existe um Centro de Voluntariado que reúne 24 instituições da cidade e que, além de oferecer apoio quando os grupos necessitam, também direciona voluntários. O grupo se chama CVMM e é um dos braços de atuação da Instituição de Incentivo a Criança e ao Adolescente (ICA), com o patrocínio da empresa Tenneco.

“O Centro nasceu em 2011 visando uma estratégia de gestão comunitária. Nós (ICA) trabalhamos com a formação para a cidadania (trabalho realizado com os jovens até 14 anos), com a formação pré-profissional, que também é feita com os jovens, e na formação comunitária, que é onde entra o Centro de Voluntariado, onde buscamos algo para a comunidade”, destacou o responsável pelo Centro, Danilo Alberti.

No total, hoje o CVMM mantém em atividade cerca de 150 voluntários, mas cadastradas estão quase 500 pessoas. No entanto, o número de voluntários ativos varia, já que sempre chegam mais pessoas para ajudar ou partem quando não possuem mais tempo para realizar as atividades voluntárias. Ativos, há participantes de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Engenheiro Coelho, Jaguariúna, etc.

Os interessados em participar podem consultar informações tanto na internet, como nas redes sociais ou mesmo marcarem horário para tratar com o coordenador do Centro.

E, atenção, uma informação mais do que importante é ter em mente que ser voluntário do CVMM não exigirá mais do que você pode doar. Há pessoas que participam ajudando duas vezes por semana até voluntários que se doam mais ou menos vezes. Depende da disponibilidade de cada um.

Além disso, é importante frisar como funciona o trabalho, pois não é porque o Centro funciona no espaço do ICA e com apoio da Tenneco que as atividades serão realizadas em tais localidades. Como são 24 instituições há várias oportunidades, desde trabalhos com crianças até os realizados com idosos.

Formada em Administração e Comércio Exterior, Charlene Gomes Ajudarte, de 33 anos, atua em duas frentes. Ela, que atualmente vive em Mogi Mirim, ajuda o CVMM com as atividades realizadas em instituições e também no ICA, onde é educadora social. No último mês, por exemplo, Charlene participou como voluntária de diversas festas juninas em instituições. Também já montou pizzas, serviu mesas, etc. Já no ICA, Charlene oferece para 25 jovens, uma vez por semana, matérias como atualidades, ética, cultura e cidadania.

“Nós como voluntários do Centro de Voluntariado plantamos sementes e regamos o jardim e vamos regando dia a dia e se esse jardim florescer para nós será uma alegria imensa”, destacou.

Outra voluntária do CVMM é Leda Porto Fonseca, de 79 anos, e que mora em Mogi Mirim. Dona Leda, como é chamada, é voluntária na cozinha do ICA e dois dias por semana doa seu tempo e carinho na execução do cardápio dos jovens. “Estou me sentindo útil. Quando você chega só o cumprimento já preenche a vida. Aqui me sinto muito feliz. Só o fato de levantar, trocar de roupa, passar um batonzinho e vir já dá um ânimo porque você chega a certa idade e não se sente muito útil. Hoje, eu ajudo na cozinha, no que for necessário, faço suco, descasco batata, cenouras, corto carne. Eles (os jovens) são uma educação, falam bom dia e não tem nada que não agradeçam”, relatou.

Mais sobre o Centro de Voluntáriado

Existe vários Centro de Voluntários espalhados pelo Brasil e ter um em Mogi Mirim é muito importante, pois transmite seriedade no trabalho realizado, além de centralizar as informações para quem deseja saber mais sobre o assunto.

“Em nível de informação, o site é muito completo, pois consolidada todas as entidades que precisam. Liguei, vim e foi muito receptivo e muito simples. Te deixam à vontade, conforme sua disponibilidade e tempo. Lógico, deixando claro que é preciso ter conhecimento na área para oferecer um serviço de qualidade”, destacou Charlene, que morava em Mogi Guaçu e ao chegar na cidade vizinha, Mogi Mirim, procurou pelo Centro de Voluntariado.

 

Onde encontrar informações:

Para saber mais, acesse o site http://cvmm.projetoica.org.br/

No Facebook, a página é Centro de Voluntariado de Mogi Mirim – CVMM

O telefone do CVMM: 3806-4482 ou 3862-3794

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments