O governador João Doria (PSDB) anunciou ontem que o Estado de São Paulo está pronto para iniciar a vacinação das crianças entre 5 e 11 anos de idade contra a Covid-19. A capacidade de imunização estadual permite que todas as 4,3 milhões de crianças nessa faixa etária tomem pelo menos uma dose em, no máximo, três semanas. São Paulo aguarda o envio de imunizantes pediátricos da Pfizer por parte do Ministério da Saúde, aprovado desde 16 de dezembro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A Secretaria de Estado da Saúde também já adquiriu 9 milhões de seringas e agulhas que serão usadas na vacinação infantil. O Estado também iniciou a distribuição de 4,5 milhões de cartões de vacinação.
Coleta de
lixo na cidade
Mogi Mirim está sofrendo, nos últimos dias, com o atraso e até falta da coleta de lixo domiciliar. É possível facilmente verificar centenas de sacos de lixo espalhados pelas calçadas da cidade. Atualmente, a coleta e o transporte são de responsabilidade da empresa Construrban, concessionária do serviço. O POPULAR questionou a Prefeitura, mas não obteve resposta. Apurou, contudo, que a defasagem se deve à redução da jornada de trabalho dos coletores, haja vista o encerramento iminente do contrato com a Construrban. Segundo uma fonte, o contrato se encerra na segunda-feira, dia 10. A nova empresa contratada é a Plural Serviços Técnicos, de Nova Iguaçu (RJ), que embolsará R$ 6 milhões por ano.
Saae combate
perda de água
A equipe de Controle de Perdas do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) busca identificar vazamentos nas redes de distribuição de água tratada, através de uma varredura diária. A verificação começa por regiões onde há ocorrências que possam indicar vazamentos, como falta de água ou baixa pressão. Primeiro é feita uma verificação usando uma haste de escuta, equipamento que emite uma vibração em contato com o cavalete, com a qual a equipe identifica ruídos que possam indicar algum tipo de vazamento. Após a primeira verificação, é usado o aparelho eletrônico geofone para medir a intensidade do ruído e chegar o mais do possível vazamento. Comprovado o vazamento, é feito o reparo na tubulação.
Defesa Civil
monitora chuvas
A Defesa Civil do Estado de São Paulo tem emitido alertas com previsão de fortes chuvas durante a semana até e sábado, 8, inclusive para a região de Mogi Mirim. Apenas nos cinco primeiros dias do ano, o município registrou 93 milímetros de chuvas, volume maior que o registrado em todo o mês de janeiro em 2020, que teve 81,3 mm. As equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros Municipais estão atentos e de sobreaviso quanto a incidência de alagamento, queda de árvores, entre outros transtornos causados por temporais, ainda não verificados em 2022. Nestas condições, orienta-se evitar se abrigar em baixo de árvores, recomenda-se se abrigar em local seguro ou dentro de carro. Em caso de emergência ligue: 199 ou 3862-9474.
Guaçu: 10 dias
sem internações
Hospitais de Mogi Guaçu completaram nesta quarta-feira, 5, 10 dias sem internações de pacientes com Covid-19 em suas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Zerado desde 26 de dezembro, o boletim chegou a marcar 65 vagas ocupadas simultaneamente em 22 de junho do ano passado, o pior momento desde o início da pandemia. A vacina, segundo o secretário municipal de Saúde, Gildo Martinho de Araújo, é fator decisivo na melhora registrada ao longo do segundo semestre de 2021. “O cuidado passa pela prevenção e pela vacina. Recomendamos fortemente a quem ainda não recebeu sua dose para que procure os postos de vacinação. E para que ninguém deixe de receber a 2ª e 3ª doses quando chegar a hora.”