EVERTON ZANIBONI
FERNANDO SURUR
Há menos de dois meses para concluir o segundo ano de mandato, o governo de Gustavo Stupp (PDT) promoveu nesta semana novos cortes nos cargos comissionados e novas trocas no primeiro escalão da Prefeitura, indicando que a unidade na Administração ainda não foi conquistada e os projetos não conseguiram avançar como se esperava.
O secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Dirceu Paulino, passa a acumular também a pasta de Cultura e Turismo, em substituição a Bárbara Mattos de Moraes Silva, que foi rebaixada a um cargo de gerência, pelo menos até dezembro, podendo voltar ou não em janeiro.
Inicialmente, a nomeação acontece de forma interina, com o ex-esportista ficando à frente da pasta até dezembro. A saída de Bárbara, segundo a Prefeitura, tem como motivo o corte de gastos dentro da Administração Municipal, prática adotada pelo Executivo nas últimas semanas.
Paulino afirmou à reportagem que recebeu o convite de Stupp em uma reunião no final da tarde de quarta-feira, e ouviu do prefeito que está promovendo algumas adequações dentro da Prefeitura. “Acredito que o Esporte e a Cultura caminham juntas. Posso contribuir e agregar muito mais nesta secretaria do que na Promoção Social”, disse ele, em referência ao convite que recebeu para comandar a Promoção Social, após a saída de Beatriz Maretti Marangoni Bueno.
Já na Secretaria de Suprimentos e Qualidade, Antonio Carlos Camilotti Junior deixa o cargo de secretário para cuidar das relações com a base da Câmara Municipal. Ele tem como principal desafio, após uma série de desgastes entre os poderes Executivo e Legislativo, unir os vereadores de situação que não estão satisfeitos com os atuais rumos do governo. Alguns deles chegaram a ameaçar deixar o grupo.
Frederico Heyden Belotti, que ocupava o cargo junto aos vereadores, passa a exercer a função de gerente de compras, já que o antigo ocupante do cargo, Francisco Roberto Scarabel Junior, comandará a pasta de Suprimentos e Qualidade.
Na terça-feira, Daiane Pulcinelli, que respondia pela pasta de Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida foi exonerada do cargo. Em seu lugar, assume interinamente Beatriz Gardinali, acumulando com a Secretaria de Mobilidade Urbana. O espaço físico da secretaria que era comandada por Daiane, será readequado e poderá ser utilizado pela Mobilidade Urbana, cujo setor de Planejamento deverá ser acrescentado, caso haja aprovação legislativa.
Não fala
Outras exonerações foram feitas nesta semana, porém até o fechamento desta edição, a Prefeitura não informou a quantidade de cargos em comissão que foram dispensados.