sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Capa EsporteGrupo 4 é o da “morte” na 1ª edição da Copa Zona...

Grupo 4 é o da “morte” na 1ª edição da Copa Zona Leste

Com início marcado para 24 de março, a primeira edição da Copa Zona Leste definiu os grupos em sorteio realizado no dia 6, no auditório da Santa Casa de Misericórdia. A competição é promovida pela Associação Esportiva Vila Dias. Considerando os aspectos de tradição e histórico recente, o Grupo 4 pode ser considerado como o “grupo da morte”, denominação dada às chaves em que pelo menos um dos times expressivos de um certame fica de fora da fase seguinte.

O Grupo 4 conta com Mirante, Vila Chaib e Jardim Europa. O Mirante tem no currículo os títulos de campeão do Campeonato Amador de 1996 e vice-campeão em 1997 e 2010. Já o Vila Chaib é o atual vice-campeão do Amador e foi o campeão da Segunda Divisão de 2017. O Jardim Europa foi vice da Primeira Divisão de 2017.

O Grupo 1 conta com Meninos da Leste, Laranjeiras e Fúria. O 2 apresenta Areião, Ouro Preto e Vila Dias Máster. O 3 tem Red Bull, Star e Vila Dias, que é o clube com mais conquistas entre os participantes, com 6 títulos da Primeira Divisão e um da Terceira conquistado em 2018, no retorno do clube ao Amador.

Na primeira fase, com os 12 clubes divididos em quatro grupos de três times cada, as equipes jogam entre si nas chaves em turno único, totalizando três rodadas, com uma folga para cada time. Ao final da primeira fase, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final, quando tem início a fase eliminatória. Nas quartas de final, haverá os cruzamentos do Grupo A com o B e do Grupo C com o D, com os primeiros colocados de uma chave enfrentando os segundos da outra. As quartas de final, semifinal e final serão disputadas em confrontos únicos, com disputa de pênaltis em caso de empate. A decisão está marcada para 5 de maio, às 10h.

Os critérios de desempate na primeira fase são: confronto direto, número de vitórias, saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de gols sofridos, menor número de cartões vermelhos, menor número de amarelos e sorteio. Cada clube poderá contar com até dois jogadores que não tenham nascido ou não morem em Mogi Mirim.

Tabela

Com o sorteio dos grupos, também foram definidos os confrontos. A competição não terá partidas simultâneas e, na primeira fase, serão realizados jogos somente no Estádio Maria Paula, na Vila Dias. Na fase eliminatória, além do Maria Paula, há a possibilidade do Estádio José Geraldo Solidário, no Mirante, também ser utilizado. Na primeira rodada, no dia 24 de março, às 8h, a abertura da Copa apresenta o jogo entre Meninos da Leste e Laranjeiras. Às 10h, jogam Areião e Ouro Preto. Às 13h30, o Red Bull encara o Star. No jogo mais esperado da rodada, às 15h30, o Mirante duela contra o Vila Chaib. O Jardim Europa estreia na segunda rodada, no dia 31, às 8h, contra o Vila Chaib.

Sorteio dos grupos da Copa Zona Leste foi realizado no auditório da Santa Casa de Mogi Mirim. (Foto: Diego Ortiz)

Às 10h, é a vez da Vila Dias estrear em duelo contra o Star. Às 13h30, a Vila Dias Máster estreia diante do Ouro Preto. Às 16h, o estreante será o Fúria em partida contra o Laranjeiras.

Competição colabora com doações para Santa Casa

Como forma de realizar uma ação social e ajudar a Santa Casa de Misericórdia, a Copa Zona Leste terá mecanismos de colaboração com o hospital, onde foi realizado o sorteio dos grupos, no dia 6.

A taxa de inscrição para a competição será paga em forma de produtos para doação à Santa Casa. Cada clube terá que doar um mínimo de R$ 50 em alimentos ou produtos de limpeza.

Em dinheiro, os clubes terão que pagar apenas o custeio do serviço de arbitragem antes das partidas, de R$ 65 por equipe a cada jogo.

Além dos produtos doados como inscrição, a Santa Casa será beneficiada com doações resultantes das punições estabelecidas em casos de cartões amarelos e vermelhos. Cada cartão amarelo irá resultar na multa de um litro de leite. Já o vermelho gera o pagamento de cinco litros de leite.

Nos horários dos jogos, também haverá um posto de arrecadação no estádio para receber doações de torcedores para o hospital.

Cogitada

Uma estratégia, sugerida pelo Ouro Preto, é a realização de um campeonato paralelo de doação para apurar o time que conseguir arrecadar mais produtos para o hospital.

Uma ideia cogitada é a de o vencedor receber um troféu alusivo à solidariedade da equipe.
A ideia é motivar os clubes a doarem cada vez mais com o objetivo de superar os adversários e conquistar a competição paralela.

Homenagens

A competição levará o nome de Pedro Pereira da Silva, o Pedrinho, presidente de honra da Associação Vila Dias.

Competição promovida pela Associação Esportiva Vila Dias levará o nome de Pedro Pereira da Silva, o Pedrinho. (Foto: Diego Ortiz)

Outros nomes serão homenageados, com a denominação de troféus. O troféu da defesa menos vazada levará o nome de Humberto Brasi Filho, o Beto, zagueiro da Vila Dias na Copa Cinquentão. O troféu de artilheiro terá o nome de Edison Alves Moreira, o Edinho, campeão do Cinquentão de 2016 pela Vila Dias, que faleceu em dezembro de 2018.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments