sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Grupo projeta associação para resgatar praça do Jardim Velho, no Centro

Grupo projeta associação para resgatar praça do Jardim Velho, no Centro

A Praça Floriano Peixoto, carinhosamente conhecida como Jardim Velho, um dos principais pontos da cidade, está prestes a ganhar, oficialmente, um grupo de aliados que vai reivindicar por melhorias da área pública. A ideia foi encabeçada pelo dentista Luiz Sylvestre Egreja, morador de um residencial localizado nas proximidades da praça.

O primeiro passo será dado no dia 23 de janeiro, com a criação da Associação dos Moradores, Comerciantes e Amigos do Jardim Velho, durante uma assembleia geral extraordinária. Segundo Egreja, o objetivo é melhorar as condições de segurança, lazer e conservação da Floriano Peixoto.

Para isso, toda a população que reside no entorno da praça e arredores está convidada a participar da reunião. A assembleia, que será realizada na sede da Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), terá início às 18h30, com segunda convocação às 19h.

Durante o encontro, também serão deliberadas a aprovação do Estatuto Social e a eleição da primeira Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da associação. Desde meados do ano passado, o grupo esteve reunido, por três vezes, para discutir e amadurecer a proposta da associação.

Depois da assembleia, o dentista afirmou que a primeira medida é marcar uma conversa com a gestão de Carlos Nelson Bueno (PSDB) a fim de buscar apoio do Poder Público. A intenção do grupo é que a Prefeitura possa autorizar a adoção da área pela iniciativa privada e, assim, dar condições necessárias para espaço abrigar atividades culturais e de lazer.

Deficiências

O espaço, que poderia ser de descanso e contemplação, é hoje motivo de descontentamento. É nítido o estado de descuido e abandono do Jardim Velho, situação que se agrava com o passar do tempo. Além da iluminação precária, o que aumenta a sensação de insegurança dos moradores, o paisagismo da praça é praticamente inexistente. “Chamar de Jardim é força de expressão”, lamentou o dentista. Os monumentos tampouco são preservados.

Em setembro de 2016, o grupo chegou a protocolar um ofício na Prefeitura, agenciando serviços de manutenção da iluminação da praça. No mesmo dia, um documento, que pedia reforço do policiamento naquela área, foi encaminhado à Polícia Militar (PM) devido aos recorrentes casos de furtos e roubos.

De acordo com o ex-vereador Luiz Guarnieri (PSB), figura também ligada ao grupo, a gestão passada, de Gustavo Stupp (PDT), prometeu fazer um projeto de ampliação da calçada da praça, em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo, seguindo os mesmos moldes da Rua Quinze de Novembro. Desde abril, diversas reuniões foram feitas com a secretária de Planejamento e Mobilidade Urbana da época, Beatriz Gardinali, mas nada foi executado até o final do ano.

A Lei Municipal nº 5.610, de dezembro de 2014, instituiu o programa “Adote o Verde”, que tem por finalidade a implantação de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas, atendendo ao interesse coletivo. A lei, que está em vigor, também prevê a participação da sociedade civil e das pessoas jurídicas no cuidado e manutenção das áreas públicas da cidade, em conjunto com o Poder Público, além de incentivar o uso das praças e áreas verdes pela população, por associações desportivas, de lazer e culturais, e ainda permitir que grupos organizados elaborem projetos de utilização desses espaços.

Eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal

Por enquanto, apenas uma chapa foi formada para concorrer à eleição que elegerá os membros da Diretoria Executiva da Associação dos Moradores, Comerciantes e Amigos do Jardim Velho. Os candidatos à presidência e vice-presidência são, respectivamente, Luiz Egreja e a bancária aposentada, Lúcia Helena Chabregas Guerreiro.

A chapa 1 ainda terá a professora de dança, Ana Cláudia Barros, como primeira secretária, o comerciante Fábio Stort, segundo secretário, a historiadora e vice-presidente do Centro de Documentação Histórica Joaquim Firmino de Araújo Cunha (Cedoch), Carmen Bridi, primeira tesoureira, e o também comerciante Leopoldo Bizigatto, segundo tesoureiro. O Conselho Fiscal é composto por seis membros.

SERVIÇOS

O quê: assembleia geral extraordinária

Quando: 23 de janeiro, segunda-feira

Onde: sede da Apeoesp – Rua Gastão de Freitas Almada, 95, Centro

Horário: 18h30 – primeira convocação; 19h – segunda convocação

Entrada: aberta ao público

 

 

 

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments